Para os que desejam em viver perto da capital portuguesa, não podem deixar de conhecer as cidades da região de Setúbal.
Além disso, são cidades com muitas atrações para visitar.
Leia, por completo, o texto que traz as principais dicas que podem ajudar você a decidir se esta região pode lhe cativar.
Índice de Conteúdo do Artigo
Conhecendo a região de Setúbal
Setúbal corresponde a uma cidade, contudo também é capital de distrito. O distrito fica ao sul da capital portuguesa, Lisboa. Esta área possui uma mistura de paisagens deslumbrantes, desde o litoral com praias deslumbrantes, até os vales pitorescos, com áreas montanhosas.
A indústria da pesca e das atividades portuárias, tal como o setor de turismo, são os responsáveis pelo impulso da economia na região de Setúbal. O Porto de Setúbal é um dos maiores portos de Portugal, local que facilita o comércio marítimo. Essa zona é conhecida, da mesma maneira, por suas vinícolas e produção de vinho, mais especificamente o famoso vinho Moscatel de Setúbal, apreciado por amantes da bebida em todo o mundo.
Sob um panorama turístico, a região de Setúbal oferece uma variedade de atrações para os visitantes. Neste contexto, a Reserva Natural do Estuário do Sado é uma área protegida conhecida por sua rica biodiversidade, abrigando várias espécies de aves migratórias e os simpáticos golfinhos-roazes que habitam o estuário. Outro ponto alto é o Parque Natural da Arrábida e a Península de Tróia, um destino popular no Verão.
Alternativas de lazer, passeios de barco, atividades de ecoturismo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos nas praias e enseadas são as demais opções aos visitantes. A culinária é mais um ponto de relevância, com uma grande variedade de restaurantes que servem pratos deliciosos à base de frutos do mar frescos e vinhos locais.
Lista das principais cidades da região de Setúbal
Acompanhe quais são os municípios que formam a região de Setúbal e descubra qual deles pode chamar a sua atenção, em termos turísticos, ou quando o tema abrange qualidade de vida.
Setúbal
A cidade de Setúbal está localizada na costa oeste da Península de Setúbal, aproximadamente a 50 km ao sul de Lisboa. Conhecida por sua beleza natural e por ser sede de um importante porto pesqueiro e industrial da região, Setúbal apresenta em torno de 123 mil habitantes.
O estilo de vida de seus moradores é calmo e agradável, refletindo a atmosfera tradicional de uma cidade portuária. Por proporcionar uma boa qualidade de vida, com acesso a serviços essenciais, considerável oferta de comércio, e uma infraestrutura que atende às necessidades dos moradores, a cidade também conta com uma série de opções de lazer e entretenimento, bem como atividades culturais e eventos ao longo do ano.
Entre os passeios e pontos turísticos mais famosos em Setúbal, pode-se mencionar o Parque Natural da Arrábida, uma área protegida com colinas verdejantes e belas praias, que pode ser um destino ideal para caminhadas, trilhas e momentos de contemplação da natureza.
Em paralelo, a Reserva Natural do Estuário do Sado é um espaço importante para a conservação da vida selvagem, com aves migratórias e golfinhos-roazes, permitindo passeios de barco para observação da fauna local. Ainda, Tróia, famosa por suas praias e ruínas romanas, e Castelo de São Filipe, uma fortaleza do século XVI que oferece vistas panorâmicas da cidade e da região de Setúbal, são atrações que valem serem vistas de perto.
Quanto à gastronomia, o que não faltam são pratos à base de peixe e mariscos. As especialidades conhecidas como choco frito (lula frita) e caldeirada de peixe (um cozido de peixe e mariscos), e claro, os pratos acompanhados pelo famoso vinho Moscatel de Setúbal, reinam como os pontos altos da culinária e da boa mesa, nesta parte de Portugal.
Almada
Situada do lado oposto ao rio Tejo em relação a Lisboa, e separada da capital portuguesa pelo famoso Cristo Rei, um monumento semelhante ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, Almada é a segunda maior cidade do distrito de Setúbal, com uma população de aproximadamente 177 mil pessoas.
O estilo de vida em Almada é influenciado pela sua proximidade com Lisboa, mas ao mesmo tempo tem um ritmo mais tranquilo e descontraído. Neste sentido, o município tem uma combinação agradável de áreas urbanas e espaços verdes, o que possibilita uma satisfatória qualidade de vida aos seus moradores.
Curiosidades da região incluem a magnífica vista panorâmica que se tem do Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, e a Torre de Belém, em Lisboa, que são facilmente acessíveis a partir de Almada. Outra informação: Almada, na região de Setúbal, é reconhecida por suas praias, como a Praia da Costa da Caparica.
Economicamente, atividades ligadas ao comércio, indústria e serviços são as mais praticadas em Almada, com a existência de um porto comercial.
Ainda, nesta cidade, os moradores dispõem de ambientes para interação social, a exemplo do Parque da Paz, um grande parque com áreas verdes, trilhas para caminhada, lagos e zonas de lazer. Aos que gostam de arte, entretanto, a visita à Casa da Cerca pode ser interessante, já que esta representa um centro cultural e museu, com exposições de arte contemporânea.
Seixal
Seixal está situada na margem sul do rio Tejo, a uma curta distância de Lisboa, cerca de 10 km a sudeste da capital portuguesa. Em termos populacionais, o município abriga mais de 166 mil pessoas.
A partir de uma economia com longa tradição industrial, especialmente na indústria naval e metalúrgica, Seixal tem ainda no turismo uma fonte crescente de renda, graças às suas atrações naturais, como praias e áreas de lazer.
Com locais de destaque, como o Seixal Bay, uma área ribeirinha que oferece vistas maravilhosas do rio Tejo e da cidade de Lisboa ao longe, esta cidade da região de Setúbal preserva ainda um centro histórico gracioso. Ruas charmosas e casas tradicionais, que remontam a épocas passadas, prendem os olhares de quem passa por lá.
Porém, mais motivos servem para que os turistas reservem alguns dias pelo município. O Parque da Quinta dos Franceses, um parque público com áreas verdes, lagos e trilhas, é um ótimo lugar para passeio com a família. E, o Mundet Factory, um antigo complexo industrial que foi convertido em centro cultural, é um ambiente onde ocorrem exposições, eventos e atividades culturais.
Em contato com a natureza, os visitantes irão encontrar a Praia da Ponta dos Corvos e o Moinho de Maré de Corroios, um moinho restaurado que conta muito do que foi o passado histórico da região e suas atividades de desenvolvimento.
Barreiro
Com população em torno de 78 mil habitantes e localizada na margem sul do rio Tejo, a cidade de Barreiro, uma das que enquadram a região de Setúbal, está distante cerca de 20 km ao sul da capital portuguesa.
Mantendo uma forte ligação com a indústria, com foco em setores determinados, como os da indústria naval e química, Barreiro oferece razões para que muitas pessoas estejam a morar na cidade em busca de melhor colocação profissional.
Para os que desejam saber a respeito de opções de passeios e lazer, o Parque da Cidade e o Largo do Mercado são espaços do município onde há sempre eventos locais. Já a Avenida Alfredo da Silva é onde se concentram comércios e serviços.
As atrações turísticas incluem o Museu Industrial da Baía do Tejo, o Parque Natural da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina e o Cais Palha Blanco, sendo este último exemplo, uma área ribeirinha.
Montijo
Na margem sul do rio Tejo, a aproximadamente 20 km a sudeste de Lisboa, encontra-se Montijo.
A cidade de mais de 55 mil residentes possui alguns pontos de destaque, como o Jardim Municipal, um agradável espaço verde com áreas de lazer, ideal para passeios e momentos de descontração e a Praça da República, local central com cafés e restaurantes, onde a vida acontece em Montijo.
Desse modo, a economia da área entra em destaque, motivada pela agricultura, por atividades portuárias e pelo comércio. A cidade possui um terminal de ferry que conecta a região com Lisboa, o que se torna fundamental para a movimentação de pessoas e mercadorias.
Lugares interessantes para visitação são o Forte de Aldeia Galega, um antigo forte militar que remonta ao século XVII e o Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, localizado no topo de uma colina. Em complemento, a Praia Fluvial do Samouco faz a alegria de adultos e crianças em Montijo, pois é o local em que se pode praticar atividades aquáticas.