Conheça as principais cidades do Alentejo em Portugal, região que localiza-se entre o rio Tejo e o Algarve. A leste faz fronteira com Espanha e a oeste é banhado pelo Oceano Atlântico. Reconhecida por ser uma região rural, é rica em cenários desenhados pela natureza e moldada de acordo com requintes arqueológicos monumentais.
O Alentejo tradicional engloba os distritos de Évora, Beja e Portalegre. A área é considerada segura e tem a característica da preservação do patrimônio histórico, com uma cultura autêntica, forte marca deste pedaço de Portugal. Veja mais sobre o que conhecer nas cidades do Alentejo, bem como detalhes das peculiaridades da região, através deste texto. Acompanhe!
Índice de Conteúdo do Artigo
Onde fica o Alentejo em Portugal? Como é dividida a região?
Morar nas cidades do Alentejo em Portugal é ter a certeza de conviver com as tradições portuguesas, seja em razão das pessoas das comunidades ou dos produtos originados nesta localidade, como o vinho, o artesanato e algumas comidas típicas.
O Alentejo, no Centro-sul, é uma das sete regiões NUTS II de Portugal, classificação utilizada para designar a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos.
Segundo uma estimativa de dados demográficos de 2019, a sua população totaliza 704. 558 habitantes atualmente e a sua área corresponde a 31.603 km². A região faz fronteira a norte pela Região do Centro, a leste pela Espanha, a sul pelo Algarve, a noroeste pela Área Metropolitana de Lisboa e a oeste pelo Oceano Atlântico.
O Alentejo divide-se em 5 sub-regiões, com 58 municípios e cerca de 400 freguesias. Portanto, nesta área estão: o Alto Alentejo, com 118. 352 habitantes, o Alentejo Central, com 166.706 habitantes, o Alentejo Litoral, com 100. 895 habitantes, o Baixo Alentejo, que totaliza 126.692 habitantes e a Lezíria do Tejo, com 247.453 habitantes.
Cidades do Baixo Alentejo
O Baixo Alentejo é limitado a norte pelo Distrito de Évora, a leste por Espanha e a sul pelo Distrito de Faro. Esta sub-região integra 13 Concelhos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.
Cidades do Alentejo Litoral
O Alentejo Litoral é uma das regiões mais visitadas, especialmente durante os meses do verão, quando os turistas vêm a Portugal à procura de paisagens paradisíacas. Nesta parte do Alentejo, situam-se cinco cidades bem conhecidas, que são Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
Cidades do Alto Alentejo
O Alto Alentejo é uma sub-região estatística portuguesa, correspondendo quase por completo ao Distrito de Portalegre, embora integre também um município do Distrito de Évora. Abrange 15 concelhos, dentre eles: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Mora, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Olivença.
Cidades do Alentejo Central
O Alentejo Central inclui, por completo, o Distrito de Évora. A atual extensão resulta da reformulação dos NUTS III portugueses, que passaram a vigorar em 2015 e que, no caso do Alentejo Central, resultou na transferência do município de Sousel para o Alto Alentejo, no lugar do município de Mora.
Évora é a principal cidade do Alentejo Central, além de mais 14 concelhos, que são: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Évoramonte, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
Vilas do Alentejo
Belezas a perder de vista é o que se encontra nas Vilas do Alentejo, e aqui estão as principais: Monsaraz, onde as muralhas medievais são uma atração à parte; Arraiolos, com seus tapetes, artesanatos cuidadosos e construções incríveis; Marvão, com uma arquitetura que abusa do granito e das varandas de ferro forjado; Mértola, que possui uma herança islâmica e um parque natural fascinante; e Serpa, cercada por colinas e vinhedos.
Principais cidades do Alentejo em Portugal
Confira a lista com as principais cidades da região do Alentejo em Portugal:
Beja
A viagem começa por Beja, uma cidade portuguesa que é capital de distrito e conta com mais de 25.000 habitantes no seu perímetro urbano. Quando se trata de história, o município teve um papel relevante na ocupação romana, sendo integrada à antiga província de Lusitânia.
Os lugares para visitação são muitos, e uma atenção especial vai para os seguintes pontos turísticos: a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, o Castelo e o Pelourinho de Beja, a Casa da Cultura, o Museu Jorge Vieira, o Núcleo Visigótico, o Museu Botânico, a Galeria dos Escudeiros e o Parque da Cidade.
No que se refere aos eventos anuais, Beja é sede da Ovibeja, uma feira de atividades agrícolas, pecuárias, artesanais e turísticas.
Évora
Considerada a maior cidade alentejana, Évora está a apenas 1h30 de Lisboa. Seu centro histórico é Patrimônio da UNESCO e, por este motivo, Évora ganhou o apelido de “Cidade Museu”.
A Sé Catedral, uma enorme estrutura gótica iniciada no século XII, a Igreja de São Francisco, com estilo gótico e barroco, juntamente com a Capela dos Ossos, são alguns dos atrativos para os visitantes. O Templo de Évora, a Praça do Giraldo, além do incrível Aqueduto da Água de Prata são outros ambientes que chamam a atenção. É, deste modo, uma das cidades medievais mais famosas de Portugal.
Serviços em geral, restaurantes, lojas e uma vida universitária agitada formam o cotidiano de Évora, que possui mais de 56.000 habitantes, em uma área de 1.307 km².
Elvas
Localizada no distrito de Portalegre, com aproximadamente 17.000 habitantes, Elvas tem 631,29 km² de área e é subdividida em 7 freguesias. Também apelidada de “Rainha da Fronteira”, é uma das riquezas da região alentejana.
O município, que conta com uma posição privilegiada, fazendo fronteira com a Espanha, é local de procura por turistas que ligam a história de Elvas a um passado militar. Heranças deste período, as suas fortificações, em conjunto com os Fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça, são consideradas das maiores e mais bem conservadas da Europa.
Portalegre
Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Portalegre, situada no interior de Portugal, na região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo. Em 2011, o município tinha 24 930 habitantes. Portalegre é a cidade capital de distrito com menos população em Portugal e a maior cidade do seu distrito.
Esta cidade fica em meio à riqueza natural do Alto Alentejo, aos pés da Serra de São Mamede. Entre suas principais atrações estão, por exemplo, o Mosteiro de São Francisco e o Convento de Santa Clara e São Bernardo, além da Catedral e do Castelo de Portalegre. Por fim, completando o cenário, há casas renascentistas e barrocas e edifício militares. Sem dúvida, uma das atrações mais populares de Portalegre é o Museu da Tapeçaria, que mostra a excelência e o passado da cidade no segmento têxtil.
Estremoz
Apenas 8.000 habitantes são os responsáveis por contar a história e vida de Estremoz, uma cidade em que quase todas as edificações são feitas de mármore. É dividida entre: Cidade Baixa; onde há o Rossio, a praça principal, várias igrejas e um tanque de água chamado Lago do Gadanha; e Cidade Alta, reduto do Palácio Real e da Torre das Três Coroas.
Este simpático município possui festas e manifestações populares e culturais do concelho. Vale mencionar as festividades de junho a setembro, a FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, a feira de artesanato, no mês de abril, e a feira de São Tiago.
Sines
Foi em Sines que nasceu Vasco da Gama e é nesta cidade do Alentejo em Portugal em que os valores patrimoniais são uma realidade. Sines é uma cidade portuguesa do distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. Possui 14.238 habitantes e é subdividida em duas freguesias.
Sines está bem no centro da costa alentejana, estendendo-se a 30 km de praias, que agram aos variados gostos. Assim, esportes ao ar livre para os mais aventureiros e lazer à família são atividades garantidas neste município.
A Ilha do Pessegueiro, a Praia Vasco da Gama e a Praia de Morgavel, por exemplo, são alguns dos espaços em que a diversão é algo comum, possibilitada por meio de um cenário deslumbrante.