Há diversas informações sobre como buscar trabalho em Portugal que variam desde os melhores sites até como montar o currículo perfeito.
Atualmente, com a nova lei que autorizou o visto para procurar emprego em terras lusitanas, é o momento para você pode tentar realizar o sonho de morar fora do país!
Índice de Conteúdo do Artigo
5 dicas sobre como buscar trabalho em Portugal
Antes de você partir se cadastrando em tudo o quanto é site de busca de emprego em Portugal, separamos algumas dicas que poderão ser bastante úteis na hora de começar a sua jornada de busca.
Currículo
O seu currículo deverá estar no formato que é o melhor aceito em Portugal e na Europa.
Geralmente, o Europass é o modelo mais aceito, mas nada impede de você usar a sua criatividade, desde que respeite os itens que estão no padrão.
Para o seu currículo é sempre importante:
Atentar-se à redação, seja em inglês ou português, não poderá haver erros e, se for o caso, peça para alguém fazer uma dupla checagem.
Objetividade para o documento não ficar longo.
Focar nas formações e experiências profissionais que possuem relação com a vaga pretendida.
Pesquise os valores praticados pela empresa, antes de informar expressamente a sua nacionalidade brasileira, para evitar episódios de preconceitos.
Perfil nas redes sociais
A rede social favorita dos recrutadores é o LinkedIn e na Europa ele é uma das principais formas de como procurar trabalho em Portugal.
Assim, mantenha a sua rede atualizada, com uma boa foto de perfil (nada de selfie ou foto de casamento ou formatura) e faça interações pontuais e mais estratégicas, visando a vaga que você deseja.
Para melhores posições, estude.
Concorrer com europeus e outras pessoas de outros países, como americanos, canadenses e australianos, será comum. Assim, se você quiser se igualar com o nível de estudo de tais concorrentes, é necessário se aprimorar sempre!
Infelizmente, não podemos nos iludir com relação ao fato de que pessoas de países europeus (incluindo, obviamente, Portugal) terão mais preferência na fila de candidatos. Entretanto, se você possui dupla cidadania, já é um grande avanço e, se não, o que irá te diferenciar, serão os seus estudos e experiências.
Aprenda uma língua estrangeira
Em complemento a dica acima, se você possui conhecimento de alguma língua estrangeira, você terá mais chances de conseguir melhores vagas de emprego.
Além disso, você também poderá concorrer em melhor pé de igualdade com os locais, já que a maioria da população portuguesa fala, ao menos, inglês e/ou francês.
Tenha a documentação do seu visto em dia
Se você não possui cidadania portuguesa ou de outro país da Europa, você terá de passar pelo processo de visto.
Assim, como buscar trabalho em Portugal pode ser exaustivo, para você não correr o risco de conseguir um emprego e não conseguir ir por conta do visto, antes de se candidatar, pesquise sobre a melhor opção de visto para você, e já deixe a maioria dos documentos prontos, para quando chegar o momento de assinar o contrato, é só protocolar e já começar a fazer as malas.
Como me preparar para a entrevista de trabalho?
Seguidas as dicas acima, primeiro você deve saber em qual idioma será conduzida a entrevista, pois muitas empresas são globalizadas e possuem como língua oficial o idioma inglês.
Após, basta manter a honestidade, apresentar o seu melhor e se mostrar sempre disponível para morar em Portugal (se ainda estiver no Brasil).
Geralmente as entrevistas encontram um padrão mundial.
Perguntas mais comuns na entrevista de emprego em Portugal:
Pode falar-me de si?
Porque está interessado neste emprego e nesta empresa?
Qual é o seu maior ponto forte? O seu maior ponto fraco?
O que o torna o candidato ideal para esta função?
Além das perguntas típicas, se na sua carta de apresentação, que você deve enviar no momento da candidatura para a vaga, você descreveu algum projeto ou destaque da sua carreira, possivelmente a pessoa irá te perguntar mais detalhes sobre isso.
Caso o cargo exija conhecimentos práticos, se você passar pela primeira triagem do RH, você também terá de passar pelo teste prático.
A depender do tipo de vaga, principalmente para empresas, as entrevistas possuem mais de uma fase.
Fases de entrevistas de emprego (geralmente são 3 fases)
uma primeira conversa com o RH,
uma prova prática (se aplicável para a sua função) combinada com uma conversa com a gestão da área (seu futuro gestor direto) e, por fim,
uma conversa com o head da sua futura área.
Ou seja, é um longo caminho para conseguir o tão sonhado trabalho em Portugal!
Quais cidades buscar trabalho em Portugal?
Tudo vai depender do tipo de trabalho que você está buscando.
Dessa forma, uma das formas de saber como buscar trabalho em Portugal é começar filtrando por cidades.
Entretanto, se o seu tipo de trabalho permite que ele seja remoto, mesmo que a maioria dos trabalhos estejam concentrados nas maiores cidades, você ainda terá a opção de escolher em qual cidade morar em Portugal, porém, de qualquer forma, separamos abaixo, as 4 principais cidades que oferecem maiores oportunidades.
Vale lembrar que, apesar de termos separado somente 4, outras cidades como Algarve, Cascais, Sintra, Oeiras e Aveiro, também são boas opções para quem está buscando vagas de trabalho, principalmente no ramo de turismo e gastronomia.
Lisboa
Não há como buscar trabalho em Portugal sem passar pela sua capital! Lisboa concentra a maior parte das ofertas de trabalho no país.
Por ser a cidade mais populosa de Portugal, é natural que a demanda por serviços seja maior. Assim, para quem deseja trabalhar com comércio, saúde, atendimento e turismo, Lisboa é o caminho.
Além disso, é em Lisboa que estão concentradas a maioria das empresas de telecomunicação portuguesas, indústrias de pesca e têxteis, sem contar as inúmeras empresas que buscam profissionais na área de TI.
Porto
Sendo a segunda cidade mais economicamente ativa de Portugal, o Porto é um lugar repleto de oportunidades, principalmente para quem trabalha com turismo, construção civil, exportação, atendimento e gastronomia.
Além disso, por ser mais tranquilo que Lisboa, Porto é bastante buscado por profissionais que possuem a possibilidade de trabalharem de forma remota.
Braga
Umas das cidades mais jovens de Portugal, Braga é considerada um bom destino para quem busca trabalho no setor do comércio e na área acadêmica, por conta da Universidade do Minho, que oferece programas de Doutorado e Pós-Doutorado.
Coimbra
Localizada na região central de Portugal, Coimbra é a sede de uma das Universidades mais renomadas do mundo.
Assim, aqueles que buscam trabalho na área acadêmica e também nas áreas de tecnologia e inovação, irão encontrar boas opções nessa cidade que respira conhecimento.
Como buscar trabalho em Portugal?
Portugal oferece inúmeros sites para busca de trabalho, mas separamos abaixo os mais comuns:
Além disso, há algumas agências de recrutamento e seleção de vagas em Portugal que também podem oferecer boas opções:
E se quiser conhecer mais sites, fizemos um artigo especialmente sobre isso, aqui.
Agora é só preparar um CV e uma carta de apresentação bem completos e partir para a busca do trabalho ideal em Portugal! Boa sorte!