Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é morar no Porto em Portugal: custo de vida e melhores bairros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
morar no Porto - nacionalidade portuguesa

A cidade queridinha de Portugal, que virou destino de muitos imigrantes, oferece qualidade de vida, muitas opções de lazer e variedade cultural! Vamos te contar como é morar no Porto e o que uma das maiores cidades de Portugal tem a oferecer!

 

Morar no Porto em Portugal: O que saber antes de ir?

A cidade do Porto é a segunda cidade economicamente mais relevante para Portugal, ficando atrás apenas de Lisboa. 

Por ser tão importante, ela atrai muitos investimentos e nos últimos anos virou foco do mercado turístico, já que foi considerada como uma das cidades mais interessantes para se visitar e foi listada como as 100 cidades mais visitadas do mundo!

Morar no Porto em Portugal é saber conviver com muitos turistas e variedade cultural todos os dias! 

Após ter passado por muitos processos de renovação, a cidade hoje conta com uma paisagem  modernizada, com o charme e preservação da história, contada através dos seus prédios com fachadas de azulejos coloridos.

 

Onde morar no Porto?

A cidade é formada por 7 freguesias no total, cada uma com uma característica diferente, mas igualmente charmosas, são elas:

 

União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Localizadas próximas ao rio e ao mar, as freguesias possuem as características de serem mais tranquilas e perfeitas para quem gosta dos ares praianos! Lá estão localizadas boas escolas internacionais e universidades, o que torna a região frequentada por muitas famílias e estudantes.

A desvantagem é que a região, por ser localizada próxima ao mar, conta com preços bem salgados de aluguel.

 

União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Um dos lugares mais agitados para quem decide morar no Porto em Portugal. Para quem gosta de vida noturna, cultura e muita história, com certeza esta União de Freguesias é para você! Por ser uma região bem central e com muitas atrações turísticas, é normal encontrar muitos turistas pela região e as opções de transporte são fartas!

 

Bonfim

Conhecida pela convivência harmônica entre o velho e moderno! Conta com cafés charmosos, parques tranquilos, e é conhecido como o bairro que mais atrai a população jovem e criativa! Além disso, foi considerado o bairro mais “cool” do Porto, segundo o jornal inglês The Gardian!

 

Campanhã

Muito além da estação de trem que liga a cidade do Porto a muitos outros lugares, a freguesia de Campanhã tem passado por muitas renovações ao longo dos anos e tem se destacado como um bom bairro para viver e, por ser um pouco mais afastado, ainda conta com bons preços de aluguel.

 

Outras opções para morar no Porto

 

Paranhos

Para quem quer estudar, a freguesia possui muitas universidades, faculdades, escolas, institutos e bibliotecas, mas ainda reserva uma característica de interior.

Universidade do Porto, conheça uma das melhores universidades de Portugal

 

Ramalde

O destaque desta freguesia é sem dúvidas a região próxima da Avenida Boavista (uma das principais do Porto). Lá você poderá encontrar um pouco de tudo, e os preços podem variar tanto para mais, quanto para menos, a depender da região.

 

União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

Caso decida morar no Porto em Portugal, e se gosta de estar mais perto da natureza, é uma ótima região, já que conta com belas paisagens e o Jardim Botânico do Porto.

Se quiser saber mais a fundo sobre os bairros do Porto, temos um artigo aqui, dedicado à eles!

Agora que você já sabe um pouco sobre os bairros, vamos para o custo de vida para morar no Porto!

Como fazer turismo no Porto é diferente de morar no Porto, vamos falar sobre a realidade e o custo para viver na principal cidade do Norte de Portugal!

 

Custo de vida no Porto

Morar no Porto em Portugal pode ser um pouco dispendioso, principalmente se você busca morar nas regiões mais valorizadas (que atualmente, pode-se dizer, que são todas), mas se a ideia é morar em um lugar mais barato que Lisboa, Porto ainda pode ser considerada uma boa opção.

Aliás, se essa é uma dúvida sua: Porto ou Lisboa, te ajudamos a decidir aqui!

Mas voltando ao assunto, para se ter uma base do custo de vida no Porto, vamos considerar os gastos básicos para um casal, sendo certo que tais valores poderão variar de acordo com o padrão de vida de cada um.

 

 

Se quiser morar no Porto e quer saber dicas sobre como alugar um apartamento, fizemos um artigo aqui sobre isso, também!

 

Como são as oportunidades de trabalho em Porto?

A região do Porto possui uma alta concentração das melhores oportunidades de trabalho na região Norte de Portugal.

Grandes empresas estão situadas lá, principalmente na área de tecnologia, o que é um grande atrativo para programadores, desenvolvedores e especialistas em TI.

Uma das formas mais fáceis de procurar emprego em Portugal é fazer buscas em sites de empregos locais como emprego.sapo.pt, empregos em Portugal ou, ainda, ter um perfil no LinkedIn e procurar ofertas por lá.

Visto de trabalho para Portugal: Como conseguir

 


 

Principais pontos turísticos do Porto

A cidade, que possui parte da economia baseada no turismo, possui muitos pontos que merecem ser visitados e eles estão espalhados por vários dos bairros que falamos acima.

Vamos citar os 10 principais pontos que merecem ser visitados:

  • Estação São Bento
  • Igreja das Carmelitas do século VII e Igreja do Carmo
  • Sé do Porto
  • Palácio da Bolsa de Porto 
  • Ponte Luís I 
  • Casa da Música
  • Torre dos Clérigos
  • Jardim do Palácio de Cristal
  • Parque da Cidade
  • Pérgola da Foz

 

E se quiser saber mais sobre o tema “turistar no Porto”, temos uma guia completo aqui!

A beleza da cidade faz com que pequenas caminhadas por si só se tornem passeios para lá de agradáveis. Mas existem muitos espaços de lazer, praias e vários pontos turísticos como formas de lazer em Porto.

Listamos aqui alguns dos principais lugares que precisam estar no seu roteiro:

 

Parque da Cidade

É o maior parque urbano de Portugal. Projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal e finalizado em 2002, é um verdadeiro pulmão verde dentro da cidade. Morar no Porto em Portugal e ter o parque como quintal de casa é uma grande vantagem para se obter qualidade de vida.

O parque abriga lagos, fontes, campos de futebol, flora e fauna variada e restaurantes, além de muito espaço verde que permite uma simples leitura na grama ou até um piquenique em família.

 

Parque da cidade
Parque da Cidade

 

Livraria Lello

No centro histórico da cidade do Porto você encontra a livraria Lello. Com sua arquitetura suntuosa, corredores e prateleiras repletos de livros até o teto e sua famosa escadaria vermelha, é impossível não se apaixonar pelo ambiente e perder a noção do tempo lá dentro.

A livraria cobra uma taxa para entrar, mas caso você compre um livro, eles abatem o valor na compra. É um lugar imperdível para os amantes da boa leitura.

 

livraria lello
Livraria Lello

 

Torre dos Clérigos

Para quem decide morar no Porto, esse é um dos lugares a ser visitado. Um dos pontos turísticos mais famosos de Portugal, situada na Rua São Filipe de Nery, bem no centro histórico da cidade, a Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto.

Construída entre 1754 e 1763, a torre é considerada pelo IPPAR (Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico) como Monumento Nacional desde 1910.

É possível subir a torre e desfrutar da linda vista que ela oferece da cidade.  A entrada é paga, exceto para crianças.

Outra curiosidade sobre o lugar é que existe um relógio atômico na Torre dos Clérigos, considerado o mais preciso do mundo. Outros como ele existem apenas na Alemanha e na Inglaterra. Para ter ideia da sua precisão, ele atrasa 1 segundo a cada 65 mil anos.

 

morar no porto - torre dos clérigos
Torre dos Clérigos

 

Café Majestic

Considerado um dos mais belos cafés do mundo, este café histórico situado em Porto é, sem dúvida, parada obrigatória para quem está na cidade. Imagina morar no Porto e poder visitar o café de tempos em tempos.

Fundado em 1921, frequentado por burgueses da alta sociedade portuense da época, o Café Majestic conta a história do Porto dos anos vinte, da época dos artistas e escritores, a Belle Époque.

Além disso o café possui uma variedade de doces maravilhosos, com um menu de dar água na boca. Experimente uma das suas deliciosas rabanadas acompanhada de uma taça do vinho do porto.

 

café majestic
Café Majestic

 

Casa da Música

Projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, a casa é o principal local de concertos da cidade do Porto. Lá são realizados inúmeros eventos musicais (muitos deles gratuitos).

Após sua construção em 2005 ela se tornou um ícone importantíssimo da cidade. Além das apresentações, Casa da Música também conta com um ótimo restaurante.

 

Casa da música - porto
Casa da Música

 

Jardim do Palácio de Cristal

Uma das vistas mais incríveis da cidade do Porto e do Rio Douro. Para quem deseja saber como é morar no Porto em Portugal, esse parque pode ajudar a mostrar o quão agradável pode ser.

Com extensos jardins, aves que passeiam por entre os visitantes, o parque é um convite a um piquenique ao fim do dia.

Leve sua câmera fotográfica junto e aproveite para fotografar desde a Ponte da Arrábida até os detalhes das flores dos jardins. Imperdível.

 

porto - palacio de cristal
Jardim do Palácio de Cristal

 

Ponte D. Luís I

Construída entre 1881 e 1888 e projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, a ponte liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, onde ficam as famosas caves do vinho do Porto.

De lá é possível apreciar paisagens lindíssimas. A ponte é, sem dúvida, um dos símbolos do Porto.

 

morar no porto - ponto D. Luís I
Ponte D. Luís I

 

Mosteiro da Serra do Pilar

Classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, o mosteiro possui um miradouro, de onde se pode observar a cidade do Porto e o rio Douro.

O lugar é sem dúvida um refúgio para apreciar a cidade.

 

portugal - mosteiro serra do pilar
Mosteiro da Serra do Pilar

 

Sé do Porto

Situada no bairro de Batalha e cercada por muralhas que um dia defenderam a cidade, está a Sé do porto.

Com sua arquitetura imponente, é a igreja principal da cidade e, diferentemente de como é chamada a ‘catedral da Sé’ em São Paulo, no Porto ela é chamada apenas de Sé.

Seu edifício de estrutura romano-gótica, dos séculos XII e XIII, sofreu remodelações nos séculos XVII-XVIII e é, sem dúvida, uma das visitas mais impressionantes de Porto.

 

sé do porto
Sé do Porto – foto: Alexandre Delmar

 

Palácio da Bolsa de Porto

O Palácio da Bolsa é um monumento muito importante da cidade e um dos edifícios mais bonitos de Porto.

Construído em 1842 para os comerciantes discutirem sobre seus negócios, hoje ela é a sede da Associação Comercial do Porto e serve para os mais variados eventos, sejam eles culturais, sociais ou políticos.

O palácio conta com diversas salas, sendo o salão árabe o mais visitado em virtude da sua beleza. Neste salão já foram realizados lindos concertos e cerimônias oficiais do Porto.

A visita é guiada e possui uma duração de 45 minutos com entrada paga.

 

porto - palácio da bolsa
Palácio da Bolsa

 

Estação São Bento

Bonita por fora e por dentro, assim é conhecida a Estação São Bento. Não é à toa que já foi considerada uma das estações de trem mais belas do mundo.

As paredes internas da estação exibem uma verdadeira obra de arte – são quase 20 mil azulejos decorando a entrada e narrando a história de Portugal.

Inaugurada em 1915, recebeu o nome de São Bento pois, no local, havia um Convento de São Bento de Ave-Maria

A estação de Trem São Bento, sem dúvida alguma, é um dos lugares que não se deve deixar de conhecer.

 

Estação São Bento
Estação São Bento

 

Igreja das Carmelitas do século VII e Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo é uma das edificações religiosas mais belas e conhecidas do Porto. Encontra-se localizada junto à Torre dos Clérigos e a Igreja das Carmelitas.

A Igreja das Carmelitas data do século XVII e possui um estilo mais clássico, já a Igreja do Carmo foi construída no século XVIII e possui o estilo barroco português.

As duas são consideradas as igrejas mais bonitas do Porto.

Curiosidade: a casa mais estreita da cidade do Porto fica entre as duas igrejas. Ela foi ocupada na época pelo zelador das igrejas.

 

igreja das carmelitas portugal
Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

 

Desvantagens de morar no Porto em Portugal

Agora é a parte polêmica! Esta questão é muito pessoal e pode variar muito de pessoa para pessoa, mas vou compartilhar alguns pontos que merecem atenção. 

  • Conviver com turistas – Por ter ganhado muita relevância no mercado turístico português, Porto se tornou um destino muito disputado entre os europeus e pessoas do mundo todo! Assim, é muito comum encontrar espaços cheios de turistas na cidade, principalmente no verão.
  • Sentir frio – Durante o inverno, chove muito e a maioria das casas não é preparada para aguentar as baixas temperaturas da estação.
  • Transporte público – alguns bairros do Porto ainda não possuem grandes ofertas de transporte público, principalmente metrô, o que dificulta a locomoção.

 

Vantagens de morar no Porto

  • O novo e o velho em harmonia – morar no Porto é conviver com a história e ao mesmo tempo com a modernidade!
  • Boa qualidade de vida – por ser uma cidade segura, com boa oferta de comércios, educação e possibilidades de trabalho, ela oferece uma boa qualidade de vida.
  • Lazer – as opções de lazer são muitas: atrações históricas, paisagens naturais belíssimas e gastronomia de qualidade.
  • Diversidade cultural – por ter se tornado uma cidade atrativa para muitos europeus e outras nacionalidades, Porto se tornou uma cidade cosmopolita que aceitou conviver com muitos estrangeiros.
  • Aeroporto Internacional pertinho – ter um aeroporto perto de onde você mora é uma ótima vantagem, pois pode te possibilitar muitas viagens!

 

 

As vantagens são maiores do que as desvantagens como você pode ver para quem decide morar no Porto em Portugal. 

Sendo assim, a cidade pode ser uma excelente opção para quem quer iniciar uma vida em Portugal.

E, não se esqueça, se precisar de ajuda no processo de mudança, pode contar com nossos serviços.

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fernanda Terron

Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!