Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Diferenças de morar em Portugal e no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
morar no Brasil ou Portugal - nacionalidade portuguesa

Porque tudo na vida tem o ônus, mas também o bônus. É sobre as diferenças de morar em Portugal e no Brasil que eu vou escrever aqui, tendo como referência, a minha experiência de dois anos a viver com a família em Braga, no norte do país. 

Eu costumo dizer que imigrar é dar um “reset” na vida.

Você chega em um país novo, com cultura, educação e costumes diferentes, você não tem a família e os amigos por perto, não conhece o vizinho, não tem referências de escola, não tem emprego e mais, não tem nem documentos.

Isso mesmo, ao chegar em um novo território é preciso fazer tudo, uma parte burocrática e muitas vezes demorada: NIF (o CPF do Brasil), autorização de residência, NIS (INSS do Brasil), número de utente (cadastro no SUS do Brasil) e por aí vai.

Nem a sua formação profissional é válida, se não for feito um reconhecimento do diploma para obter a equivalência.

É preciso recomeçar um círculo de amigos, é preciso aprender a lidar com a saudade, é preciso mesmo estar disposto a uma grande transformação. Mas então, por que mudar?

 


 

As vantagens de morar em Portugal

Em Portugal, experimentamos muitas coisas que no Brasil já não eram possíveis.

Por exemplo, caminhar na rua a meia-noite, deixar as crianças andarem de bicicleta, fazer picnic, brincar no parque – tem muitos e todos são bem cuidados e seguros, colocar as meninas em escola pública e ainda um detalhe importante: tomar um vinho de boa qualidade toda semana por um preço muito barato em comparação com o Brasil.

 

parque da ponte em Braga - nacionalidade portuguesa
Parque da Ponte em Braga

 

Leia também: Como é morar em Braga – Custo de vida, Lazer e mais

 

Como é a receptividade dos portugueses

Entre as coisas que mais chamaram a minha atenção na chegada ao norte de Portugal foram as pessoas.

Todas são muito prestativas em dar uma informação, em ajudar.

Em uma ocasião, desci na parada de ônibus errada e parei uma senhora para pedir informação. Ela, prontamente, pegou a minha mão e levou-me até a escola onde eu precisava ir.

Mas, por outro lado, percebi os portugueses como pessoas mais sérias em relação aos brasileiros, mais diretas e objetivas numa conversa e mais “fechadas” em relação a fazer amizade.

Atualmente convivemos com portugueses, mas no primeiro ano a morar em Portugal, nosso grupo de passeios e encontros era basicamente formado por brasileiros.

Em relação às pessoas, também é incrível a oportunidade de convivência com outras nacionalidades.

É muito comum estar em um shopping e encontrar franceses, espanhóis e, em períodos de férias então, o centro histórico da cidade de Braga onde moramos é tomado por turistas de todos os lados do mundo.

 

Leia também: Tudo sobre Morar, Visitar ou Investir em Portugal

 

As facilidade de viajar pela Europa

Falando em turismo, morar em Portugal possibilita conhecer diferentes países da Europa sem grandes investimentos.

As passagens aéreas dentro do continente costumam ter preços acessíveis em determinadas épocas, sem falar que é possível viajar de carro de um pais a outro, sem fazer muitas horas de viagem.

Nós já fomos de Braga até Madrid, capital da Espanha, em poucas horas, por estradas em bom estado de conservação e seguras. Com 6 horas de estrada, fazendo paradas para descansar, chegamos ao país vizinho para visitar uma prima que mora atualmente na Espanha. No Brasil, ela morava em São Paulo e nunca tínhamos estado na casa dela. 

 

 

Experimentar bacalhau ou comer arroz com feijão?

Uma questão que me preocupava era em relação à alimentação, principalmente por causa das crianças acostumadas com a comida brasileira.

Pois aqui, além de experimentar a gastronomia portuguesa que têm muitos pratos a base de carne de porco e, é claro, o famoso bacalhau, também encontramos os ingredientes que usávamos no Brasil.

No supermercado, acha-se arroz, feijão e também uma boa picanha para o tradicional churrasco. E apesar de aqui não ser comum encontrar apartamentos ou casas com churrasqueiras, elas são bastante comuns em espaços públicos, muito procurados durante a primavera e o verão.

Então dá para alternar uma feijoada brasileira com uma entremeada (prato à base de carne de porco) ou um bacalhau a natas – o meu preferido. 

 

bacalhau com natas - nacionalidade portuguesa
Bacalhau com natas.

 

 

Ainda sobre gastronomia, Portugal tem muitos cafés e pastelarias (confeitarias para os brasileiros). Por isso, temos o hábito aqui de fazer uma pausa para um café quentinho e para experimentar os deliciosos pães e doces portugueses. O pastel de nata é realmente muito bom. 

 

Leia também: Como é a gastronomia portuguesa?

 

Como é o clima em Portugal 

Em relação ao clima, é comum os portugueses me perguntarem se eu sofro com o frio, já que durante pelo menos 6 meses as temperaturas são baixas aqui no Norte (de Novembro a Abril).

Conto sempre que o frio não me assusta, pois sou do Sul do Brasil onde faz inverno.

O que não me agrada é a chuva, o inverno costuma ser chuvoso no norte de Portugal. Mas até no clima, tem o bônus: andando alguns quilômetros temos a oportunidade de ver neve de verdade, daquelas que deixam a paisagem toda branquinha. Não é preciso dizer que a experiência é congelante, mas incrível.

 

neve na serra da estrela - nacionalidade portuguesa
Minha filha fazendo aula de esqui na Serra da Estrela

 

Nossa experiência em escolas portuguesas

No nosso caso, a escola para as meninas também é bastante diferente.

Primeiro, porque aqui o turno é integral e porque podemos optar por escolas públicas ou co-participadas (paga-se de acordo com os rendimentos) sem perder qualidade de ensino.

Aliás, as instituições públicas em Portugal são bem conceituadas em relação à qualidade de ensino e ao desempenho dos alunos.  

Nossa filha mais velha recentemente trocou de escola, em função de localização, e é a única brasileira na sala de aula com cerca de 25 crianças. Foi muito bem recebida, adora a professora e está empolgada com as aulas de inglês que começam no 3º  ano do Ensino Básico.

Aliás, uma consideração sobre a língua estrangeira nas escolas: os professores trabalham a escrita e também conversação. Portugal está entre os 15 países que melhor falam a língua inglesa. 

 

Leia também: Educação infantil em Portugal, saiba como funcionam creches e escolas

 

Uma questão de estilo de vida 

Na questão entretenimento e cultura, Portugal é mais acessível.

No Brasil para se ir a um show internacional, por exemplo, é preciso viajar às capitais ou grandes cidades.

Aqui, a programação se estende a muitas localidades e como o país é pequeno tudo é perto (do ponto de vista do brasileiro). 

As pessoas fazem mais exercício ao ar livre, as cidades tem ciclovias e pistas de caminhada, os riachos que cortam os municípios são limpos, essa parte de urbanização e organização das cidades para mim é uma grande diferença em relação ao Brasil.

 

Pontos negativos de morar em Portugal

Entre os detalhes negativos no meu ponto de vista, como eu escrevi no início do texto tem o ônus e o bônus, é que aqui um grande número de pessoas de diferentes faixas etárias tem o hábito de fumar.

E outro desafio de estar do outro lado do oceano, talvez o mais difícil, é a saudade.

É preciso aprender a cultivar as relações familiares e de amizades à distância – a tecnologia ajuda muito. Mas até a saudade tem a parte boa, a gente aprende a lidar com ela e a cada encontro – uma ida ao Brasil ou uma visita de familiares em terras lusitanas –  o abraço ganha um valor inestimável e é como uma recarga total das nossas baterias.   

 

Afinal, qual a principal diferença 

Para finalizar, acredito que a principal diferença entre estar aqui e no Brasil é o estilo de vida.

Em função da segurança, em Portugal fazemos muito mais atividades ao ar livre. Aqui há sempre uma festa para ir – Braga Romana, Noite Branca, Festa do Magusto, Dia Mundial da Criança e muitas outras quase sempre de graça.

Os shoppings tem brinquedos e estacionamento gratuitos. As festas de aniversário de criança são mesmo para os pequenos brincarem; não se tem a cultura de grande investimento em decoração e, na maioria, os adultos não participam, só deixam “os miúdos” e depois vão buscar.

As próprias famílias fazem a limpeza e a organização da casa.

Nós ficamos um período sem carro e usávamos o transporte público que funciona bem.

É um estilo bem mais simples, com acesso a muita cultura, novas experiências e diversão gratuitas, em espaços urbanos bem cuidados e seguros. Mais simples, mas não menos dinâmico e enriquecedor. 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Michele Dias

Michele Dias

Jornalista, formada pela UFSM, especialista em Comunicação e Linguagem pela Unifra. Com experiência em televisão, aventura-se agora no mundo digital. Profissional em transformação, ser humano adaptando-se às mudanças, abrindo-se ao novo, mas sempre com a mesma paixão pela escrita, pela família e pelas coisas boas da vida.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!