Não é de hoje que o Brasil descobriu Portugal como uma economia atrativa para investimentos. Há décadas, empresas originalmente verde e amarelas entenderam que as cores da bandeira portuguesa também refletem boas apostas, sejam elas em pequena, média e grande escala. Muitas empresas brasileiras já se instalaram em Portugal.
O número de brasileiros em Portugal aumenta a cada ano e esta crescente também pode ser confirmada nos negócios.
Seja para trabalhar em Portugal ou investir no país, o brasileiro tem apostado no mercado luso.
Índice de Conteúdo do Artigo
Investimentos em Portugal
O relatório anual do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) indica que de 2017 para 2018, o número de brasileiros no país teve um aumento significativo, e é a nacionalidade dominante, representando 23,4% do total de estrangeiros. Portugal já abriga mais de 105 mil brasileiros com autorização de residência.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Portugal é o segundo país do mundo que mais abriga investimentos de redes empresariais no mundo, são 34 marcas atualmente em Portugal. O primeiro do ranking são os Estados Unidos e o terceiro aparece o Paraguai.
Se você pensa em viver em Portugal e quer abrir um negócio, precisará de um visto específico. Por isso fique atento.
Leia também: Saiba como abrir empresa em Portugal e conseguir a residência pelo Visto D2
Principais ramos de investimento
Além de pequenos comércios especializados em produtos brasileiros, que tem aumentado a medida que mais brasileiros chegam a Portugal, há no país empresas grandes, genuinamente brasileiras mas que viram em terras lusitanas oportunidades de expandir.
Alguns investimentos com a intenção de conquistar a Europa desembarcaram primeiro em Portugal. Investimentos com foco no bem estar e beleza, indústria metal mecânica ou de transformação enxergaram no país luso uma forma de crescer.
Seja como investidor ou como trabalhador, o brasileiro tem buscado novas oportunidades em Portugal. O visto de trabalho serve para que você permaneça no país de forma legal. Porém, é importante entender como ele é solicitado. Mas você sabe quais empresas brasileiras existem no país irmão?
Principais empresas brasileiras instaladas em Portugal
Embraer – Évora
A Embraer, principal fabricante de aviões e peças aeroespaciais, é uma empresa genuinamente brasileira, mantém duas fábricas em Évora, na região do Alentejo.
Em 2016, a multinacional investiu mais de 90 milhões de euros em novos projetos e fabricação de novos modelos de avião da empresa.
A Embraer Portugal foi inaugurada em 21 de setembro de 2012, apesar de já se encontrar em funcionamento desde julho de 2012, e enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa para o mercado europeu.
Se você tem algum tipo de experiência na área aeroespacial, metal-mecânica ou se tem vontade de se candidatar a alguma das vagas disponibilizadas pela Embraer Portugal acesse aqui.
É comum a Embraer Portugal ter vagas para estágios em diversas áreas, entre elas operacional, técnica, engenharia e gestão.
Leia também: Visto de trabalho para Portugal (Visto D1) – Como conseguir?
WEG S. A. – Maia e Santo Tirso
A área metropolitana do Porto conta com uma das gigantes empresas brasileiras que também desembarcou em Portugal.
A catarinense WEG S. A. conta com uma linha ampla de produtos, mas que é conhecida principalmente pelos seus motores elétricos, esta situada nas cidade de Maia e Santa Tirso.
Fundada em 1961, a WEG está presente em diversos lugares do mundo, e conta com mais de 30 mil colaboradores em fábricas espalhadas por 9 países, além de filiais em 26 países.
Para saber quais vagas estão disponíveis na WEG acesse o link .
O Boticário – várias lojas pelo país
Uma das lojas brasileiras mais conhecidas é O Boticário.
A empresa nasceu no Paraná e conquistou o país na década de 1980. Com foco na beleza e bem estar, O Boticário atua no mercado português há mais de 30 anos e contra com 56 lojas físicas em Portugal, distribuídas em centros comerciais, shoppings e comércios de rua.
O grupo conta ainda com uma loja online onde faz vendas diretas e trabalha com revendedoras.
O Boticário costuma contratar colaboradores em Portugal principalmente nas áreas de vendas, marketing, relações públicas, recursos humanos, financeiro, logística, TI, entre outras. O currículo com informações profissionais e área de interesse deve ser enviado para recrutamento@grupoboticario.pt
Quem disse Berenice – várias lojas pelo país
Com origem no grupo O Boticário, a marca Quem Disse Berenice? também atua em Portugal.
Com uma proposta que valoriza as escolhas da mulher moderna, a marca de maquiagem e cosméticos trouxe as cores vibrantes e proposta arrojada para Portugal, e conta com oito lojas em Portugal, nas seguintes regiões: Lisboa, Leiria, Algarve, Porto e Maia.
É possível encontrar vagas na Quem Disse Berenice? através do LinkedIn. Geralmente a marca contrata consultoras de beleza que tenham disponibilidade para trabalhar em horários de shopping centers.
Azul Linhas Aéreas / TAP
Em 2016, a Azul adquiriu dívidas conversíveis emitidas pela TAP, no valor de 90 milhões de euros e desde então também faz parte do mercado nacional europeu.
A Azul tem a opção de convertê-los em novas ações da TAP e dá direito a benefícios econômicos preferenciais.
O balanço da Azul relativo ao segundo trimestre de 2019, indica que a companhia registou um ganho de 1,9 milhões de reais (cerca de 430 mil euros) em resultados de transações com partes relacionadas. A Azul mantém 15 aeronaves sublocadas à TAP.
Havaianas – várias lojas pelo país
Uma das empresas que mais representam o estilo brasileiro fora do Brasil, é sem dúvida As Havaianas.
Depois de ter virado a queridinha dos pés dos europeus no verão, a marca de sandálias de tiras está presente em várias cidades do velho continente, inclusive em Portugal.
Mas diferente do Brasil onde um par de chinelos pode ser adquirido sem muitos sustos para o bolso, na Europa o preço é bem mais salgado, mesmo para os modelos mais simples.
Com dez lojas em Portugal, a marca está presente em Lisboa, Porto, Algarve, Funchal, Almada e Amadora. O escritório central fica em Lisboa.
Rede Globo
Lançado em 1999, o canal internacional da Rede Globo foi o primeiro canal brasileiro dirigido às comunidades de brasileiros e lusófonos ao redor do mundo, com programação totalmente em português, 24 horas por dia.
Mas muito antes disso os portugueses já eram assíduos telespectadores das novelas da emissora, que eram exibidas pelo canal português SIC.
Em Portugal, além da Globo NOW, que traz jornalismo, futebol e entretenimento, a empresa conta com o canal Globo, que apresenta novelas, séries e grandes clássicos em sua grade.
Rede Record
A Rede Record começou os investimentos em Portugal no ano de 2005.
Em Portugal recebeu o nome de Record TV Europa.
Transmitida em sinal aberto, todos os programas que são exibidos no Brasil são transmitidos em terras lusitanas. A emissora também conta com uma grade de programação local com programas principalmente voltados para jornalismo e entretenimento e tem sede em Lisboa.
Entre os programas com mais tempo no ar estão os jornalísticos Portugal no Ar e Fala Portugal e o de entretenimento Giro. Outros produtos como novelas, minisséries e programas de auditório são os mesmos do Brasil que também são exibidos em Portugal.
No site do canal há espaço para envio de carta de apresentação de interesse de carreira. https://recordeuropa.com/carreiras/
Franquias brasileiras em Portugal
Redes brasileiras de franquias também estão de olho no mercado português.
Uma delas é a DrogaVet que irá inaugurar a primeira unidade internacional em 2020. E adivinha qual o país escolhido para dar o primeiro passo na internacionalização? Portugal.
A rede que trabalha com manipulação de remédios para animais de estimação, foi fundada em 2004 no Brasil e entrou para o sistema de franquia três anos depois.
Leia também: Como abrir uma franquia em Portugal, dicas e mais
Como pudemos ver os investimentos brasileiros tem crescido em Portugal e além dos negócios, outro investimento alto dos brasileiros em terras lusitanas é no setor imobiliário. Mas esse já é assunto para um próximo artigo. E você, pensa em investir ou trabalhar em Portugal?