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Comprar produtos bons e baratos. Se este é o seu pensamento quando está em um supermercado fazendo compras, este artigo é para você. Seja bem-vindo ao maravilhoso mundo das Marcas Próprias em Portugal, ou marcas brancas.

São produtos dos mais variados tipos, vendidos nas maiores redes do país, com preços mais baratos e com qualidade que não deve nada para as marcas famosas.

De acordo com a empresa de consultoria empresarial Nielsen, em 20 anos, a fidelidade dos portugueses às marcas próprias passou dos 5% para os 30%. O estudo aponta ainda que as marcas próprias levam vantagem especial nas áreas da mercearia, laticínios e higiene.

Além de que produtos com apelo saudáveis e ecológicos tem crescido de forma acelerada. A diferença de preços chega a atingir 30% se comparado a dos fabricantes tradicionais.

 

 

A primeira impressão das marcas brancas em Portugal 

As marcas brancas, que também são chamadas de marcas próprias, foram uma das minhas principais descobertas quando visitei Portugal para conhecer o país. Era fim de ano e os supermercados estavam cheios das delícias da época. 

Porém, não foram os doces diferentes, nem os famosos vinhos portugueses que me deixaram de queixo caído. Foram os incontáveis produtos com preços bem mais baixos que os de marcas famosas, e que tinham a qualidade igual. 

Me lembro que comprei um pacote de bolacha recheada pela metade do preço. Daqueles lanchinhos de viagem só para enganar o estômago mesmo.

Quando comi já estava no trem, me arrependi por não ter comprado mais. Eu que estava acostumada ver a imagem no pacote e quando abrir não ser nada daquilo, estava lá saboreando uma delicia super baratinha e que era igualzinha a do pacote.

Para nós brasileiros, quando pensamos em produtos de marcas próprias, é comum imaginarmos itens da cesta básica como arroz, farinha e açúcar. E também acabamos aceitando o fato de que já que é barato não precisa ser tão bom. Mas pode esquecer essa impressão quando estivermos falando das marcas brancas em Portugal. 

Eu e o Fábio Mallon fizemos um tour por supermercados de diferentes redes e muitos (talvez a maioria) dos produtos que mostramos são de marcas próprias. Neste caso eu comprei no Lidl e o Fábio no Auchan

 

 

Embora essas redes estejam presentes em todas as maiores cidades portuguesas,  nenhuma delas é originalmente portuguesa. O Lidl é alemão e o Auchan é francês. No entanto, há várias redes nacionais e você vai saber o motivo dos portugueses terem preferência por comprar nelas daqui a pouco, ao longo do texto.

 

O que são as marcas brancas ou marcas próprias do supermercado?

As marcas brancas ou marcas próprias são aquelas que são fabricadas e distribuídas únicas e exclusivamente por determinadas redes de supermercados. 

São várias as linhas oferecidas pelas redes ao consumidor. Como acontece no Brasil há produtos de cesta básica, como arroz, feijão, farinha, óleo, entre outros. 

No entanto, o que realmente chama a atenção é que as marcas brancas em Portugal estão presentes em praticamente todos os setores. Desde a higiene pessoal, produtos de limpeza, vinhos, maquiagens, chocolates, congelados, pães, iogurtes, cereais, fraldas, leite e até refrigerantes. 

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Porque são conhecidos pelo termo “marca branca”

De acordo com a ASAE, órgão que controla e fiscaliza estes tipos de produtos em Portugal, a expressão “marca branca” iniciou na década de 1970 quando a primeira geração desses produtos começaram a ser produzidos no país.

Naquela época as embalagens dos itens tinham um design bem simples e não recebiam qualquer tipo de publicidade. Então as embalagens acabavam não sendo muito atrativas e a maioria delas tinha o fundo na cor branca. E aí está o motivo de ficarem popularmente conhecidas por “marcas brancas”

Os produtos de marca branca ficaram ainda mais conhecidos na década de 1980, quando começaram a ganhar notoriedade pois eram associados a produtos de preço mais econômicos e de qualidade relativamente baixa, face os de marcas famosas. No entanto isso mudou nos anos seguintes e cada vez mais os produtores começaram a investir na qualidade dos itens. 

 

marcas proprias em Portugal

Marcas próprias de supermercado em Portugal – marketeer.sapo.pt

 

As marcas da marca do supermercado

Se você achou que este subtítulo estava errado, errou. Há uma informação importante para o consumidor entender, e que confesso, eu demorei um pouquinho para perceber. Algumas redes de supermercado tem as marcas brancas, como marca única. 

Por exemplo, os produtos do Pingo Doce, são da marca Pingo Doce. Inclusive, essa foi a primeira rede nacional a ter certificação de produtos de marca própria. 

Já o Continente tem produtos da marca Continente, mas também tem marcas que vende com exclusividade, é o caso da linha de cosméticos MyLabel Beauty.

A rede Lidl, por exemplo, vende marcas exclusivas, mas que não são da marca Lidl. Ou seja, a marca de produtos de cuidados pessoais e maquiagem, são da marca Cien, que é vendida com exclusividade pela rede. 

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Tipos de produtos das marcas brancas em Portugal 

Não é muito fácil determinar quantos produtos de marca branca há em Portugal. Isso porque as redes estão sempre lançando novidades. Porém, listamos abaixo algumas linhas que tem grande número de itens e variedade:

 

– Bebidas:

Água, leite, achocolatado, suco, chá, refrigerante, cerveja, vinho, entre outros, como iogurtes, bebidas lácteas.

 

– Doces e lanches: 

Chocolates, balas, bolachas, biscoitos, sorvete, picolé, gelatinas, cereais, vários tipos de sobremesas, além dos doces portugueses que geralmente são vendidos refrigerados e podem ser aquecidos, como por exemplo, os pastéis de nata e outras delícias conventuais.  

 

– Limpeza e higiene:

Papel higiênico, lenço-umedecido, fralda, absorvente, sabão lava roupas, amaciante de roupas, desinfetante, detergente, limpa vidros e quase tudo que você possa imaginar para limpeza da casa. Até vela aromática e aromatizador de ambiente já encontrei. 

 

– Enlatados e itens de cesta básica:

Atum, sardinha, feijão, cogumelos, azeitonas, leite condensado, creme de leite, arroz, macarrão, farinha, açúcar, sal, óleo, 

 

– Cuidados pessoais e beleza:

Shampoo, condicionador, gel de cabelo, gel de banho, sabonete líquido e em barra, creme de barbear, desodorante, hidratante corporal, filtro solar, perfume, cotonete, algodão, água micelar, tônico facial, e uma infinidade de maquiagens. 

 

E muitos outros produtos, como embutidos, batata frita, queijos e pães. Além de itens congelados e refrigerados como saladas prontas, carnes, comida pronta, petiscos para fritar, entre outros. E ainda tem linhas específicas para alimentação dos pets.

 

Porque as marcas brancas fazem tanto sucesso em Portugal? 

O preço e a qualidade são os motivos mais óbvios, mas não são os únicos. O povo português valoriza muito o que é produzido no país, e boa parte dos itens de marcas próprias em Portugal são genuinamente portugueses. 

A rede Continente tem 4 mil referências de marca própria, o que representa 30% das vendas. Além do que, de todas as marcas próprias da rede, 60% são produzidas em Portugal, adianta o responsável.

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Concorrência acirrada entre as redes de supermercado 

O mercado das marcas próprias é tão competitivo que as redes têm publicidade específica para elas. Como mais recente campanha do Continente que aposta na confiança da marca com o cliente. Uma curiosidade é que a marca Continente, traz uma letra na embalagem, muitas vezes fazendo referência ao produto.

 

 

O Pingo Doce, tem a maioria dos produtos na área alimentar. Mas a rede também tem linhas exclusivas criadas pela empresa detentora da rede, entre elas estão artigos de limpeza do lar, da roupa e da louça, e também uma linha especial para animais de estimação. Produtos para cuidados com beleza, e uma linha infantil e baby também estão no catálogo. Um dos destaques da rede está nos congelados, laticínios e comida pronta. O Pingo Doce chega a fazer propaganda de um único produto de marca branca. Neste caso foi o lançamento do leite fresco:

 

Vídeo Leite fresco continente:

 

O Lidl tem uma gama com mais de dois mil itens, metade dos quais de origem nacional. É o grupo que apresenta o maior número de marcas próprias e em valor de vendas representam 80%. A diferença aqui é que o Lidl não tem nada da marca Lidl e sim de marcas que pertence a rede, como: Cien (beleza), Milbona (iogurtes e itens frescos), Chef Select (pronto para comer), Orland e Coshid (alimentação animal), Terra do Vento (queijo) e Fumadinho (charcutaria).

 

 

Outras redes de supermercado com marca própria em Portugal 

Há também outras redes que tem crescido em Portugal, como a espanhola Mercadona, que abriu as primeiras lojas em solo lusitano em 2019.

O grupo alemão Aldi que está há 13 anos em Portugal e tem 60 marcas próprias. O destaque são os produtos biológicos, vegetarianos e vegan, sem lactose ou sem glúten. Alguns deles são a linha Anjinho (para crianças), Aurada (bolachas), Baldo (para cães) ou Kimba (para gatos).

A rede Minipreço pertence ao grupo espanhol Dia e chegou em Portugal em 1993. As marcas próprias são responsáveis por 44% do faturamento global da rede em Portugal. 

Dois grupos de origem francesa e que tem forte atuação em Portugal são Auchan e Intermarché. Ambos também apostam em marcas próprias e tem investido alto para atrair o público português para dentro das lojas. 

E sabe aquela bolachinha recheada que comi nas férias e adorei? Pois é, agora nunca falta aqui em casa. Já provei a linha inteira, são quatro deliciosos sabores. Hummmm!!Mas aí não dá para contar em texto, você vai ter que vir provar pessoalmente. E agora que já sabe porque as marcas brancas fazem tanto sucesso em Portugal, poderá ter suas próprias experiências.

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By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

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