A cidade de Chaves em Portugal fica ao norte, a 200 quilômetros de Zamora, na Espanha. Então, já temos aqui o primeiro bom motivo para visitar Chaves, que é aproveitar o caminho para passear também em algumas cidades espanholas.
Considerando distâncias dentro de Portugal, a cidade de Chaves fica a 442 quilômetros de carro de Lisboa (4h30min.), cerca de 150 quilômetros do Porto e a 245 quilômetros de Coimbra.
Você vai ficar sabendo agora como chegar em Chaves, quais as melhores épocas para visitar, como é o clima na cidade e os principais pontos turísticos para incluir no seu roteiro pela histórica cidade de Chaves.
Índice de Conteúdo do Artigo
Como chegar a Chaves em Portugal
Chaves fica na região de Trás-os-Montes, extremo norte de Portugal, pertinho da divisa com a Espanha. A cidade pertence ao distrito de Vila Real, é limitada a norte pela Galiza (Espanha), a leste pelo município de Vinhais, a sudeste por Valpaços, a sudoeste por Vila Pouca de Aguiar e a oeste por Boticas e Montalegre.
Uma curiosidade é que em Chaves começa a estrada nacional N2 que segue até o sul do país. Se estiver começando seu passeio pelo norte, pode pegar um passaporte da N2 no posto de turismo e carimbar em cada cidade que visitar passando por essa estrada.
Se estiver em outra região do país e quiser chegar a Chaves, pode ir de carro, de trem, pela CP Comboios, ou de ônibus, pela Rede Expressos ou pela Rodonorte. Se precisar pegar avião, o aeroporto mais próximo de Chaves é o de Vila Real (VRL), que fica a 56,5 quilômetros, ou o do Porto (OPO), que fica a 115 quilômetros.
Quando visitar Chaves em Portugal?
Quando falamos em cidades turísticas de Portugal, geralmente recomendamos a visita nos meses de verão, mas, quando se trata de Chaves, você poderá aproveitar em qualquer época do ano, pois nesta cidade estão as famosas águas termais tão procuradas por seus benefícios à saúde.
Porém, ainda que o frio não atrapalhe, é bom se atentar às épocas de chuvas, já que fica difícil sair para aproveitar o dia em meio à natureza e nos pontos históricos quando está chovendo. Essa época é no outono e inverno, de outubro a janeiro.
Clima em Chaves
A cidade de Chaves em Portugal tem um clima mediterrânico com verões quentes, cerca de 58 dias por ano com temperaturas superiores aos 30 graus. Os dias de verão são secos, mas as noites são mais frescas. Os invernos são bem frios e mais chuvosos, com cerca de 54 dias ao ano em temperaturas abaixo de zero, principalmente no mês de janeiro.
O que fazer em Chaves?
Chaves é uma terra de ocupações remotas que vão desde a pré-história até os dias atuais. Visitar Chaves em Portugal é sentir-se parte da história por estar pisando nos mesmos lugares por onde passaram grandes civilizações e culturas, como a romana, a visigótica e a muçulmana.
Sendo assim, quem vem a Chaves é para fazer uma imersão na história e cultura do povo raiano do Alto Tâmega – o que acaba sendo inevitável, considerando todos os castros, castelos, pontes, igrejas e conventos existentes nas paisagens urbanas.
E claro, não podemos deixar de evidenciar as diversas belezas naturais de Chaves, o que inclui os pontos turísticos que oferecem diferentes experiências com as águas termais que banham a cidade.
Torre de Menagem do Castelo de Chaves
A Torre de Menagem, datada da época do reinado de D. Dinis, é um ponto turístico daqueles que todo mundo visita, pois está no centro. Edificada junto à muralha da vila medieval, do alto da Torre você tem uma vista linda para o atual centro histórico de Chaves, o jardim do Castelo e, ao fundo, para o Rio Tâmega.
É possível entrar na Torre pagando um valor simbólico para visitar o Museu Militar montado em seu interior. São quatro andares de um acervo histórico de armas, canhões, armaduras, uniformes e munição que relembram as disputas de poder entre Portugal e Espanha pela região.
Igreja da Misericórdia
Essa é uma Igreja barroca da segunda metade do século XVII, também considerada um dos pontos mais visitados da cidade. Ao entrar nessa Igreja você ficará admirado com os painéis de azulejos que vão do piso ao teto nas paredes laterais, e também com as pinturas no teto e o retábulo em talha dourada.
Outros monumentos históricos de Chaves
Há diversos monumentos históricos em Chaves para conhecer e ficar por dentro do valor que a cidade tem para o início da história de Portugal, como:
- Capela de Nossa Senhora da Lapa
- Capela de Nossa Senhora do Loreto
- Castelo de Monforte de Rio Livre
- Castelo de Santo Estêvão
- Castro de Curalha
- Edifício da Câmara Municipal
- Forte de São Francisco
- Forte de S. Neutel
- Igreja de Santa Maria Maior / Matriz
- Igreja de São João de Deus
- Paço dos Duques de Bragança
- Pedra Bolideira (Monumento Natural)
- Pelourinho de Chaves
- Pelourinho de Ervededo
- Ponte Romana de Trajano
Águas Termais de Chaves
Não deixe de visitar algum ponto turístico em Chaves onde possa experimentar as águas termais que brotam da terra, junto à margem direita do Rio Tâmega.
Estas águas têm uma composição única na Península Ibérica: são hipertermais (73 graus), bicarbonatadas, sódicas, mesomineralizadas e gasocarbónicas. Ou seja, são águas aquecidas e ricas em minerais que presenteiam os moradores e visitantes com seu poder medicinal para tratar o corpo e relaxar a mente.
Na época dos conquistadores romanos, a cidade era chamada de Aquae Flaviae (Águas do Imperador Flávio). Conta a lenda que, após voltarem das incursões na Península Ibérica, os soldados mergulhavam nas termas para recuperar as forças e tratar os ferimentos.
Hoje em dia, ao passear pela cidade de Chaves em Portugal, é possível encontrar várias bicas e fontes com águas termais para provar, mas você também pode querer um tratamento especial experimentando os serviços do Chaves Termas & Spa ou do Balneário Pedagógico de Vidago.
Tem também a Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago que vai pelo Vale do Alto Tâmega, abrangendo o norte de Portugal e sudeste da Galiza.
Esta rota faz a ligação entre o patrimônio balneário de Verín com o de Chaves e Vidago, unindo as principais fontes, balneários e termas do território da Eurocidade.
Percursos pedestres
Se você gosta de fazer caminhadas em meio à natureza, em Chaves terá bastante diversão com 80 quilômetros de percursos pedestres que fazem parte do projeto “Trilhos de visitação do Patrimônio natural e cultural de Chaves”.
Esse projeto é composto por seis trilhas de rotas de pequena e média dimensão em caminhos rurais, passando sobre o rio Tâmega, permitindo uma visita a Casa-Museu João Vieira, a igrejas e santuários, também poderá conhecer antigas rotas do contrabando, vias romanas, moinhos e caminhos-de-ferro.
Gastronomia típica
E claro que, durante todos esses passeios incríveis pela cidade de Chaves em Portugal, você vai querer fazer algumas paradas para experimentar a gastronomia típica de Trás-os-Montes.
A lista de cafés, bares e restaurantes é imensa, então, não terá dificuldade em encontrar os sabores do típico presunto de Chaves e outros embutidos, o folar e o clássico pastel de Chaves, que comemora 154 anos sendo um produto com indicação geográfica reconhecida.
Esse pastel surgiu em 1862, quando uma mulher de origem desconhecida começou a vendê-lo pelas ruas em uma cesta. A iguaria é feita com uma massa folhada macia por dentro e crocante por fora, recheada com um refogado de carne de vitela.
Com certeza essa foi a “cereja do bolo” para você colocar a cidade de Chaves em Portugal no seu roteiro de viagem, e nós desejamos um ótimo passeio!