Como se não bastassem as belezas naturais, praças, parques e monumentos históricos que encantam os turistas, a capital portuguesa também possui museus que são a melhor alternativa para um passeio só ou em família. Confira, neste conteúdo, os melhores museus de Lisboa e aproveite dicas que vão lhe deixar com vontade de visitar esses espaços.
Lisboa é cultura
A viagem ao passado pode ser representada por meio de uma visita ao museu, em que é possível conhecer mais de um povo, sua história e sua cultura. Em Lisboa, edifícios reconstruídos e outros que remetem à antiguidade apresentam fotos, vídeos, estátuas, quadros, objetos, obras até mesmo eventos culturais e cursos, para adultos e crianças.
Portanto, redescobrir a história através de um museu pode ser sempre surpreendente. Então, não perca tempo e veja já a lista com os melhores museus de Lisboa que selecionamos para você.
MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia)
Nascido em Junho de 2016, este museu foi inaugurado em Outubro do mesmo ano, entrando em plena operação desde Março de 2017. A modernidade e a arquitetura, desenhada pela inglesa Amanda Levete, são os destaques que chamam a atenção no MAAT. E se apenas a edificação já é de tirar o fôlego, ter acesso a uma de suas exposições pode ser ainda mais incrível.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia está situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, em Lisboa, entre o rio, perto da Av. Brasília e a linha de comboio que liga o Cais do Sodré a Cascais. A melhor forma de chegar ao local é via transportes públicos — ônibus, metrôs ou elétricos.
Contatos:
(+351) 210028130
Museu Coleção Berardo
Ainda na lista dos melhores museus da capital lusitana está um que simboliza bem a arte contemporânea, o Museu Coleção Berardo. Com um acervo impecável, que inclui obras de Picasso e uma tela extensa feita por Chagall, este é, certamente, um dos museus mais famosos de Lisboa!
Geralmente o prédio conta com três exposições simultâneas, duas permanentes e a outra temporária. Com uma coleção autêntica, neste museu você irá se deparar com obras que trazem os movimentos artísticos do século XX. Vale a pena agendar um passeio.
Contatos:
(+351) 213612878
Museu do Azulejo
Os azulejos espalhados um pouco por toda a capital do país são uma marca forte de Portugal. Agora, além de apreciar esta arte ao ar livre, você também pode conhecer o Museu Nacional do Azulejo, um espaço que faz sucesso entre turistas.
A cerâmica de revestimento é o foco deste museu, que se intitula como entidade de referência e apoio à formação acadêmica e profissional, à investigação científica e tecnológica nas áreas da cerâmica de revestimento. Assim, procura chamar a atenção para a
importância da proteção desta verdadeira expressão artística.
Contatos:
(+351) 218100340
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Inaugurado em 1911 e reformado em 1994, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, também conhecido como Museu do Chiado, exibe, dentre suas relíquias, pinturas, desenhos e esculturas de arte portuguesa.
São obras que permeiam o século XIX e vão até anos mais atuais, passando pelos períodos romântico, naturalista e modernista. De acordo com o site do próprio museu, as exposições que apresenta são potencializadas por visitas guiadas, oficinas, palestras e mesas redondas aos visitantes.
Contatos:
www.museuartecontemporanea.gov.pt
(+351) 213432148
Museu Calouste Gulbenkian
Na sequência da seleção dos melhores museus de Lisboa, está o Calouste Gulbenkian.
O edifício do Museu, projeto dos arquitetos Ruy Jervis d’Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa (1969), foi construído para integrar um acervo de cerca de seis mil peças reunidas por Calouste Sarkis Gulbenkian e situa-se na zona norte do jardim Gulbenkian.
Nas suas galerias estão um conjunto de cerca de mil peças distribuídas pelos núcleos de Arte Egípcia, Greco-Romana, Mesopotâmia, Oriente Islâmico, Arménia, Extremo Oriente e, na arte do Ocidente, Escultura, Arte do Livro, Pintura, Artes Decorativas francesas do século XVIII e obras de René Lalique.
Contatos:
(+351) 217823000
Museu do Design e da Moda
Além de exposições, conferências e eventos on-line, o Museu do Design e da Moda (MUDE), inaugurado graças à coleção de design de Francisco Capelo, um grande colecionador de arte, é parada obrigatória aos amantes de moda.
Atualmente, o museu firma-se como um espaço de troca de ideias, novidades, tendências, convívio e debate, muito dedicado às formas expressivas do design e tudo que o envolve.
Contatos:
(+351) 218171892
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), segundo informações institucionais, é a designação pública da unidade Museus da Universidade de Lisboa, criada em outubro de 2011. Este Museu vem no seguimento do Museu Nacional de História Natural e do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, integrando as suas coleções, os antigos edifícios da Escola Politécnica, o Jardim Botânico de Lisboa e o Observatório Astronómico de Lisboa.
O edifício principal do MUHNAC foi classificado como imóvel de interesse público desde 2013. A construção é em estilo neoclássico e é da autoria do arquiteto francês Pierre-Joseph Pézerat.
Contatos:
www.museus.ulisboa.pt
(+351) 213921808
Museu do Oriente
O acervo que constitui a base das exposições permanentes do Museu do Oriente divide-se em duas grandes colecções. A primeira, da presença portuguesa na Ásia, é constituída por mais de dois milhares de objetos artísticos e documentais. Há peculiaridades, como os biombos chineses e japoneses dos séculos XVII e XVIII, peças de arte namban de grande raridade, porcelanas brasonadas da Companhia das Índias para o mercado português e porcelanas decoradas com temática ocidental de exportação para o mercado europeu.
Já a segunda grande colecção encontra-se com o nome de Colecção Kwok On. Fruto da doação do Musée Kwok On de Paris, é formada por mais de 15.000 peças das artes performativas do continente asiático. Documenta as principais religiões asiáticas, as suas manifestações e outras curiosidades.
Contatos:
(+352) 213585244
Museu do Fado em Lisboa
Este é um museu para ver, ouvir e sentir o Fado, patrimônio da humanidade. A história e as muitas curiosidades da música portuguesa podem ser localizadas dentro do Museu do Fado, situado no Bairro de Alfama. Instrumentos musicais, troféus, discos e outras peças interessantes, bem como quadros e obras de diferentes artistas portugueses, também estão no interior do museu.
O Museu do Fado abriu as suas portas ao público em 25 de Setembro de 1998, celebrando o valor do fado como símbolo identificador da cidade de Lisboa e o seu papel na afirmação da identidade cultural e da afirmação entre comunidades.
Contatos:
(+351) 218823470
Museu Nacional da Arte Antiga
O museu com a maior coleção pública portuguesa de arte, reúne mais de 40 mil obras. No Museu Nacional da Arte Antiga, há pinturas, esculturas e várias peças de arte decorativa. As exposições temporárias também costumam ser muito apreciadas, por isso não deixe de explorar todo o museu e passar por cada um dos salões.
O Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa foi fundado em 1884, uma construção realizada no final do século XVII por Dom Francisco de Távora, o 1.º Conde de Alvor. O espaço por si só é uma obra de arte.
Contatos:
(+351) 213912800