Quem vem de famílias tradicionais portuguesas ou já visitou Portugal em algum momento, teve o prazer de se deliciar com a tradicional música portuguesa.
Este estilo acústico marcante é conhecido por dar origem ao nosso Sertanejo, e mostra que anos e anos de história deixam claros que a música portuguesa foi, é, e sempre será, um sucesso, do Fado ao Pop.
Confira um pouco mais sobre o Fado Português e fique por dentro dos sucessos contemporâneos da música portuguesa.
Índice de Conteúdo do Artigo
Alfama em Portugal, saiba tudo sobre o bairro de fado em Lisboa
A História da Música Portuguesa
O Fado, proveniente de Lisboa no século XVIII, tem esse nome pela derivação do latim “fatum”, que significa “destino”.
Acredita-se que se originou dos cantos dos Mouros, que continuaram a residir em Mouraria mesmo depois da retomada dos cristãos. Como herança destes tempos, o fadista geralmente canta com tristeza e sofrimentos profundos e abordavam temas sociais e marginalidades.
O Fado porém, só se tornou popular em 1840, graças aos marinheiros que cantavam nas proas dos seus navios. A partir daí, o estilo começou a conquistar um perfil sonoro comum e um ritmo mais característico. Após a evolução da melodia, chega a vez de suas letras.
As poesias simples dão lugar aos poemas elaborados e estudados, dando não só uma sonoridade agradável mas um conteúdo de qualidade.
O estilo ganha força com o apoio popular lisboeta e começa a ser apreciado em teatro, praças, bares, ruas e até no primeiro filme de cinema português. Em 1925 nasce a primeira rádio portuguesa, deixando ainda mais evidente o gosto da população uma vez que o único estilo musical tocado na rádio era o Fado.
Leia também Guia Turístico de Lisboa
Os maiores sucessos da Música Portuguesa
No início, a maioria das músicas era de autores anônimos, uma vez que tinham um teor crítico, eram passadas de boca a boca. Na década de 20 as músicas começaram a ganhar alguns rostos conhecidos e nomes como:
Henrique Rego
João da Mata
Gabriel de Oliveira
Frederico de Brito
Carlos Conde
João Linhares Barbosa
O sucesso internacional do Fado começa na década de 30, com viajantes focados no continente africano e no Brasil, os artistas que ficaram em evidência foram:
Ercília Costa
João da Mata
Madalena de Melo
Armando Augusto Freire
Martinho d’Assunção
Berta Cardoso
Um nome que é impossível deixar de fora é Amália Rodrigues. Amália o Fado vira ícone da cultura nacional. Durante décadas e até à sua morte, em 1999, Amália Rodrigues protagoniza o cenário em nível nacional e internacional. Canções como Gaivota, Fado Português, Povo que Lavas no Rio e Uma Casa Portuguesa ainda cativam milhares de fãs no Brasil.
Outro grande destaque internacional é dado ao Carlos do Carmo. Com uma carreira de 45 anos deixando inveja para todos os fadistas, Carlos do Carmo é a estrela do estilo português com sucessos como Lisboa Menina e Moça, No Teu Poema, Canoas no Tejo e Por Morrer Uma Andorinha.
Leia também 12 Curiosidades sobre Portugal
Música contemporânea de Portugal
“Olá Portugal, eu sou a Madonna e o meu novo álbum teve como inspiração, e é uma carta de amor para Portugal e sua bela cultura”. Foi assim que a diva pop mais badalada do mundo se declarou, em um vídeo recentemente publicado em suas redes sociais. Não é para menos, o país do fado é inspiração de muitos artistas de renome mundial.
O próprio Fado tem se renovado e passou a ser chamado de Fado Contemporâneo, o estilo trouxe mais leveza às canções tristes e melancólicas de tempos passados.
Hoje o fado mais moderno também pode ser leve, divertido e quase dançante. Nomes como Ana Moura, Carminho e Gisela João têm aberto espaço a um gênero que não é novo mais tem buscado renovação.
A leveza do fado contemporâneo pode ser vista em cores vibrantes em vídeo clipes de músicas como Dia de Folga de Ana Moura, ou ainda em baladas cheias de romance que descem as ladeiras de Lisboa e mostra “Meu amor de Longe” de Raquel Tavares.
É também possível observar até o movimento pela busca do público infantil, na canção divertida e fofinha “Sr. Extraterrestre” (Gisela João).
E se em outros tempos Portugal teve em Amália Rodrigues a porta-voz do gênero musical que levou o país ao reconhecimento internacional, hoje a representante mais potente do fado é a cantora Mariza.
Em 2007 foi a primeira artista portuguesa a ser nomeada para um prêmio Grammy. No mesmo ano, constou na lista de candidatos ao Grammy Latino na categoria de Folk Music (música tradicional). A loira esguia que mede 1,83m, foi a primeira artista europeia a ser convidada para o programa do norte-americano David Letterman, com mais de 25 milhões de espectadores, e claro, cantou lindamente um fado no melhor estilo português.
Fadistas contemporâneos:
Mariza
Ana Moura
Carminho
Gisela João
António Zambujo
Raquel Tavares
Camané
Mafalda Arnauth
Joana Amendoeira
Katia Guerreiro
Cuca Roseta
Ana Marta
O melhor da Europa
Outro expoente da música portuguesa foi revelado em 2017 durante o famoso concurso musical da Eurovisão. Um jovem português chamado Salvador Sobral venceu o concurso com a música Amar pelos Dois, e desbancou milhares de concorrentes de toda Europa.
O concurso é o maior e mais conhecido do continente. A música romântica de Salvador Sobral, foi escrita e composta por Luísa Sobral (irmã de Salvador) e conquistou os ouvidos e o coração dos jurados e do público.
Luísa Sobral também é cantora e uma de suas canções mais ouvidas é João, que mostra uma boa dose do universo lúdico infantil.
Outros estilos musicais
Mas nem só de fado vive a música contemporânea portuguesa. Há estilos mais modernos onde figuram artistas de gêneros musicais variados. Hip Hop, romântico, pop, rock português, entre outros estilos tem crescido no gosto musical dos “tugas”.
Prova disso é que na lista do YouTube com os Tops da Música Portuguesa em 2019 o fado nem aparece:
Fernando Daniel – Tal Como Sou
Ana Bacalhau – O Erro Mais Bonito ft. Diogo Piçarra
David Carreira, Kell Smith – Cuido de Você
Gostou de conhecer as Músicas Portuguesas? Então acompanhe nossa Playlist no Spotify
e tenha esse gostinho lisboeta perto de você!