Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Encante-se com a magia do Natal em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
natal em Portugal - nacionalidade portuguesa

Conheça as sensações de passar o Natal em Portugal e prepare-se para voltar a ser criança em um cenário mágico e encantador.

À medida que envelhecemos o Papai Noel ‘misteriosamente’ deixa de nos trazer novos brinquedos e já não ouvimos mais os sinos do seu trenó no telhado. Por isso é normal começarmos a sentir que o Natal perdeu um pouco de seu brilho.

No entanto, em Portugal é realmente possível sentir novamente toda aquela emoção que você experimentou quando era criança e ter um Natal verdadeiramente mágico – seja qual for a sua idade.

O Natal europeu já tem, por si só, um charme próprio – o frio, a neve e as comidas típicas dessa época criam um clima charmoso e único, que nos remete aos natais da nossa infância, quando tudo era novidade e percebíamos cada detalhe com uma ansiedade que não cabia no peito. Em Portugal essa magia fica ainda mais forte com a belíssima decoração natalina das cidades e as tradições peculiares dessa época.

O Natal em Portugal é um período onde vive-se um ambiente festivo e os momentos mais importantes são os que reavivam o espírito de comunhão.

Mais sobre o natal: Óbidos Vila Natal, saiba como aproveitar o Natal em Portugal

 

As tradições de Natal em Portugal

Tradicionalmente, as famílias reúnem-se no dia 24 de dezembro e, à mesa do jantar, servem-se preferencialmente pratos de bacalhau, embora o peru assado e outros pratos de carne também integrem a ceia. Para a sobremesa, não falta o Bolo Rei, recheado com frutas cristalizadas ou com frutas secas, além das deliciosas frituras tradicionais: as filhós, os sonhos e as rabanadas.

À meia-noite celebra-se a Missa do Galo e nas igrejas, assim como em muitas casas, há um lugar especial para o presépio, a recriação do estábulo onde nasceu Jesus – uma ideia de São Francisco de Assis no séc. XIII que é bastante comum em Portugal.

Em algumas regiões como Bragança, Guarda ou Castelo Branco, é feita uma grande fogueira nas áreas externas das igrejas. Isso serve de ponto de encontro para reunir amigos e vizinhos e desejar um Feliz Natal entre todos. Se você quer assistir a esta tradição, sugerimos uma visita à Aldeia Natal de Cabeça, no concelho de Seia.

Em 6 de janeiro, no Dia de Reis, as festas terminam com as “Janeiras”. Na rua ou em monumentos e igrejas, ouvem-se estes cantos tradicionais para desejar votos de Feliz Ano Novo.

enfeites de natal em Portugal - nacionalidade portuguesa

 

Melhores cidades para curtir o Natal em Portugal

A época do Natal é também propícia a programas musicais e a muita animação nos centros históricos de cidades e vilas, como Lisboa, Porto, Guarda, Viseu, Leiria, Óbidos, Cascais, Sintra, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Penela, Penamacor ou Loulé.

Se você estiver em Portugal durante o período do Natal e quiser ter uma experiência única e emocionante, recomendamos oito locais incríveis para se deixar levar pelo espirito natalino:

1 – Lisboa: A capital é a cidade mais iluminada do país, com destaque especial para a Praça do Comércio, Rua Augusta e Jerónimos.

2 – Guimarães: A cidade consegue ficar mais bonita e decorada a cada ano.

3 – Cabeça: Nesta pequena aldeia perto de Seia, todos os materiais usados para a decoração são retirados da natureza e todo o trabalho é feito pelos próprios moradores, que têm as casas abertas para receberem os visitantes.

4 – Guarda: A cidade da Beira Interior, principalmente a Catedral da Praça da Sé, está pronta para receber os visitantes com a Casa do Papai Noel (ou ‘Pai Natal’ como é conhecido em Portugal) e a Pista de Gelo.

5 – Óbidos: É a Vila de Natal por excelência de Portugal. Não se assuste com a multidão e explore cada detalhe deste lugar mágico. Excelente para ir com crianças.

6 – Porto: No Natal a cidade ganha uma decoração magnífica, preparada para receber os milhares de turistas (nacionais e estrangeiros) na Avenida dos Aliados.

7 – Penela: Perto de Coimbra, você encontrará o maior presépio animado de Portugal. Com uma área de 700 metros quadrados, centenas de figuras em madeira e animadas criam cenários representativos das tradições e histórias desta época natalina.

8 – Braga: Esta é uma das cidades mais carismáticas do país e o seu centro bem iluminado é uma das razões para visitá-la nesta época.

 


O que fazer no Natal em Portugal?

Mais do que curtir restaurantes, hotéis ou atrações específicas, uma das melhores sensações que você pode ter para aproveitar o Natal em Portugal é simplesmente sair para uma caminhada sem destino definido, independente da cidade em que esteja.

Se você quer uma experiência completa da magia do Natal, é importante se entregar por inteiro às festividades locais e se envolver o máximo que puder. Quando éramos crianças, parte da magia do Natal se devia ao fato de ser uma época nova e empolgante. Mergulhávamos nos mistérios do Natal – as sensações, os sons, os cheiros, as luzes. Recapture toda essa atmosfera mágica em Portugal e tenha uma experiência inesquecível.

E ao anoitecer, no ascendimento das luzes, essa magia se completa. Aos poucos as cidades vão assumindo tons de azul escuro, enquanto o tímido sol de inverno se despede de mais um dia. Nesse momento, as luzes de natal são acesas e um brilho etéreo toma conta das ruas e avenidas, tal qual um enorme brinquedo recém-ligado por uma criança.

E nesse momento você notará que é impossível conter as lágrimas.

Compras no natal: Saiba o que comprar em Lisboa e no Porto

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!