Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

O que fazer no Porto em 3 dias

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
cidade do Porto em Portugal - nacionalidade portuguesa

A cidade portucalense é um encanto e não há lugar onde os olhos passem que não chame atenção, por isso montamos um Roteiro para saber o que fazer no Porto em 3 dias.

A cidade é tão rica em cultura, gastronomia e arquitetura que apenas um dia é comparável a apenas um pequeno gole em uma taça de vinho do Porto.

Nós sugerimos pelo menos três dias para que você possa ter uma ideia dessa atmosfera tão fascinante quando visitar o Porto.

 

Olá Porto, muito prazer

porto portugal - nacionalidade portuguesa
Porto em Portugal

 

Sem dúvida será um prazer visitar o Porto. Mas você sabe o que fazer no Porto?

Mas tal quando conhecemos uma pessoa, perguntamos o nome e nos apresentamos também. Por isso desde já saiba que você vai chegar “ao Porto, ou no Porto” e não “em Porto”. Esse é o tratamento dado a cidade, por isso vamos juntos a um roteiro de três dias no Porto. 

A cidade é uma senhora culta, charmosa e com muita história para contar, com mais de mil anos de fundação. Tem origem em um povoado celta pré-romano e na época romana era chamada de Cale ou Portus Cale, sendo esta a origem do nome de Portugal. E vamos ajudar você a conhecer melhor esta linda cidade e saber o que fazer no  Porto em três dias.

 

Leia também: Guia turístico do Porto

 

A pé, de carro ou transporte público 

Embora seja a segunda maior cidade portuguesa, o Porto não é tão grande assim como uma cidade metropolitana brasileira. Com pouco mais de 200 mil habitantes, a cidade tem no centro histórico e arredores o maior número de atrações turísticas, por isso caminhar é a melhor forma de conhecer esta jóia. 

 

Leia também: Lisboa ao Porto – Passeio de Carro

 

Caminhar é indicado por dois principais motivos, o primeiro é que somente assim podemos olhar os detalhas com calma e parar na hora que quiser para fotografar, admirar ou comprar alguma coisa. O outro motivo é que a pé evita-se o tempo perdido no trânsito, pois em uma caminhada de dez minutos você pode atravessar um bairro. De carro o mesmo trajeto pode levar mais de meia hora, afinal é uma cidade antiga que não foi projetada para o rápido deslocamento de veículos. Além do que, o Porto tem muito becos e vielas que só mesmo a pé pra viver esta experiência de conhecer o Porto.

Se você é daquelas pessoas que cansa em cinco minutos de caminhada não se preocupe, existem inúmeros transportes para te ajudar a explorar a cidade: ônibus (de linha e turísticos), metrô, tuk tuk, patinetes, bicicletas, táxi, uber (e vários apps semelhantes), entre outros. 

 

Leia também: Os melhores aplicativos turísticos sobre Portugal

 

Dicas para o roteiro de 3 dias no Porto 

Portugal é um país cheio de igrejas maravilhosas, por isso seria impossível determinar quais você deve visitar no caminho do nosso roteiro de 3 dias no Porto, até porque teríamos que indicar mais de uma igreja para cada atração sugerida. Então guie-se pelo coração e entre naquelas que te chamarem para o interior. Geralmente as igrejas tem entrada gratuita, você deixa uma contribuição só se quiser. 

 

Leve uma mochila com água e alguma coisa para beliscar, pode ser uma bolachinha ou barra de cereal. Se estiver frio, leve guarda-chuva, touca, cachecol e luva. Se o passeio for no verão, não esqueça de protetor solar, chapéu ou boné. Independente da época do ano escolha roupas confortáveis e um calçado macio para caminhar. Agora vamos ao que interessa e bom passeio. 

 

Leia também: Quando viajar para Portugal 

 

1º dia em Porto

Estação de São Bento e Confeitaria Serrana

Começamos o primeiro dia partindo de um dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto. Mesmo que você não utilize o trem, precisa conhecer a Estação de São Bento e seus enormes painéis de azulejo.

 

estacao sao bento
Estação São Bento no Porto. www.visitportugal.com

 

As imagens retratadas nas paredes remetem a cenas do quotidiano antigo como a colheita de uvas ou dias que ficaram marcados na história do país. Além dos azulejos, a cobertura sobre as vias e a monumental fachada também merecem destaque.

Saia pela porta lateral, do lado direito de quem olha para as linhas férreas, do outro lado da rua estará a Confeitaria Serrana, uma das mais antigas e também mais tradicionais o Porto. Famosa pela melhor e maior Bola de Berlim (o equivalente aos nossos sonhos de padaria) da cidade, a confeitaria luta judicialmente para permanecer ali, depois que o prédio mudou de dono. Então garanta a oportunidade de conhecer esse lugar histórico antes que seja tarde. 

 


 

Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados

Subindo a rua da Estação de São Bento você chegará Av. dos Aliados em menos de 5 minutos, dali é fácil avistar a Praça da Liberdade e seus monumentos que ajudam a contar a história da cidade. Suba a praça até chegar à Câmara Municipal do Porto, o equivalente a prefeitura da cidade. Aproveite para observar os prédios centenários que abrigam bancos e instituições financeiras, as lojas tradicionais e a loja do McDonald’s, considerada a uma das mais bonita do mundo da rede de restaurantes, em um local cheio de afrescos e detalhes lindíssimos. 

Ao chegar em frente a Câmara Municipal do Porto, aproveite para admirar a vista, é o ponto mais alto da Praça da Liberdade. No primeiro domingo do mês a Câmara abre para visitação, é preciso se inscrever previamente na visita guiada. 

 

Majestic Café, Rua de Santa Catarina e Galeria Palladium

O Café Majestic fica pertinho da Câmara, uns três quarteirões mais ou menos. É um café emblemático do centro histórico, onde se encontravam personalidades da vida cultural e artística da cidade em séculos passados. Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo.

 

Leia também: Você sabia? Majestic Café no Porto é o 6° mais bonito do mundo

 

O café fica situado à Rua de Santa Catarina, um dos mais antigos pontos de comércio do país, aprecie as lojas e os detalhes das fachadas. Ali pertinho na esquina com a Rua de Passos Manuel, está o edifício das Galerias Palladium, antigos Grandes Armazéns Nascimento. A fachada onde hoje está a Fnac, apresenta um interessante relógio com carrilhão e figuras que se movimentam no exterior do edifício. De três em três horas, as figuras saem do relógio e apresentam-se de frente para Rua de Santa Catarina. São quatro imagens emblemáticas do Porto: São João, o Infante D. Henrique, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco. Após um desfile de dois minutos, ao som do carrilhão, as figuras retornam ao relógio.

 

Loja Humana

Se você for o tipo de pessoa que não resiste a uma pechincha e curte roupas de brechó, não perca a oportunidade de conhecer a Humana, uma loja Second Hand que tem ganhado vários pontos por cidades da Europa. A Humana mais próxima fica descendo a Rua de Passos Manuel, há poucos passos do relógio histórico. 

 

Almoço em Porto

Quando a fome bater, observe os restaurantes em que os moradores almoçam, geralmente há menu do dia que custa cerca de 8€ e oferece sopa, prato principal, bebida e café. Se preferir um restaurante mais turístico, existem vários nessa área. 

 

Torre dos Clérigos

torre dos clerigos
Torre dos Clérigos – radioportuense.com

Um dos principais cartões postais da cidade é considerado Monumento Nacional desde 1910. Pode ser avistada de vários pontos do seu passeio, é interessante utilizá-la como ponto de referência para se localizar. Se ainda tiver perna, a subida dos 240 degraus vale a pena pela vista.

A torre é um dos três elementos que integra a Irmandade do Clérigos, os outros dois são a Igreja dos Clérigos e a Casa da Irmandade, que liga a igreja e a torre e em tempos acolheu os outros serviços da irmandade.  

Saindo da torre, cruze os Jardins das Oliveiras, que serve de cobertura para o Passeios dos Clérigos. É um local agradável que convida para um café ou mesmo uma água para recarregar o fôlego, em alguns passos você chegará a Livraria Lello. 

 

Livraria Lello

Sem dúvida um dos pontos mais visitados do Porto, e que também está na lista das livrarias mais visitadas do mundo. O principal motivo é que ela serviu de inspiração para as descrições de JK Rowling da biblioteca de Hogwarts, na saga de Harry Potter, o bruxinho mais famoso do universo.  

 

livraria Lello no Porto
Livraria Lello na cidade do Porto

 

Para entrar na livraria é preciso comprar um ingresso, e prepare-se pois a fila da entrada costuma ser longa. Se não quiser entrar, pode dar uma espiada na porta e fazer uma fotinho da área interna se o recepcionista for gente boa. É possível adquirir o ingresso online https://www.livrarialello.pt/pt-pt/, ou na lojinha da esquina onde também são vendidos souvenirs. Crianças até 3 anos não pagam, a partir desta idade, a entrada custa 5€ e o valor pode ser descontado na compra de livros.  

 

Universidade do Porto

A Universidade do Porto é uma das mais importante da Europa, e você pode conhecer o prédio principal da instituição que fica situado a poucos passos da Livraria Lello, na Praça de Gomes Teixeira. Aproveite o cenário da Fonte dos Leões que fica no meio da praça para fazer boas fotos. 

 

Igreja do Carmo e das Carmelitas

Em um primeiro momento a impressão é de que estas duas igrejas são coladas pelas paredes, mas não se engane. Há uma pequenina casa que separa as duas igrejas, e que também é uma atração turística do Porto. A Casa Escondida é uma das residências mais estreitas do país. A construção foi concluída em 1768, ela é tão estreita que pode passar despercebida. É possível visitar a casa desde 2018, depois dela ter ficado anônima por mais de 250 anos. Os ingressos são comprados no local. 

 

Jardins do Palácio de Cristal

Um lugar cheio de encantamento e magia. Entre pavões e rosas perfumadas, os Jardins do Palácio de Cristal costumam impressionar até os visitantes menos sensíveis. De um lado está o Jardim do Roseiral e o dos Sentimentos, do outro o Torreão do Jardim do Palácio com uma vista linda para o Rio Douro, e mais a frente o Parque da Quinta da Macieirinha com play ground para a criançada. 

 

jardins palacio de cristal porto - nacionalidade portuguesa
Jardins do Palácio de Cristal no Porto. nit.pt

 

Entre as belezas naturais está a Super Bock Arena, um pavilhão esportivo, onde também são realizados shows e espetáculos. Antigamente existia no local uma estrutura de metal e vidro que foi construída para abrigar a Exposição Internacional do Porto de 1865, e que foi chamado de Palácio de Cristal, por ter sido inspirado no Crystal Palace londrino. O Palácio de Cristal foi demolido em 1951, para dar lugar ao pavilhão de esportes. A população do Porto não gostou nada da decisão e até hoje os jardins levam o nome do antigo palácio tão querido pelos moradores da época. 

 

Dica para encerrar o dia: se o tempo ajudar e o céu estiver limpo, assista ao espectacular Pôr do Sol que tem o encontro do Rio Douro com o oceano como moldura, procure um lugar e sente no parapeito ao lado do Museu Romântico. É de encher o coração e os olhos. 

 

 

2º Dia em Porto

Foz do Rio Douro e Passeio Alegre

Que tal começar o passeio do segundo dia do nosso roteiro pelo Porto onde o Sol se pôs no dia anterior? A Foz do Douro é agradável para uma caminhada matinal, mas se estiver cansado pode optar por um passeio alternativo utilizando bike, patinetes (trotinete em Portugal), ou um tuk tuk. 

Existem vários locais que oferecem estes serviços com pagamento por hora. A sugestão é iniciar o dia no Jardim do Passeio Alegre e de lá partir para sua exploração. Dali poderá ir andando até a praia das Pastoras e observar a movimentação dos pescadores, ou então seguir beirando o rio em direção oposta ao oceano. 

 

Ponte da Arrábida

Durante o percurso observe como a arquitetura do Porto e de Vila Nova de Gaia foram se moldando as curvas do rio. A primeira ponte que avistar é a da Arrábida. Na época em que foi construída, em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão armado do mundo e gerou muitas dúvidas entre os moradores de quanto tempo aguentaria em pé, está lá até hoje sem apresentar problemas estruturais. 

 

Museu Carro Elétrico

No caminho está o Museu do Carro Elétrico, inaugurado em 1992 e que está instalado na antiga central termo-eléctrica do Porto. Através de antigos modelos conta a história do transporte coletivo de tração elétrica sobre carris da cidade.

Clique para acessar o site do museu

 

Miragaia e Alfândega do Porto

Miragaia é dos bairros mais antigos da cidade e que durante muitos anos foi ponto de chegada e partida de cargas de navios através da Alfândega do Porto. Hoje o imponente prédio abriga congressos, exposições, eventos culturais e museus. Pare alguns minutos e observe a vida dos locais que vivem nos prédios centenários e coloridos, localizados atrás do prédio da Alfândega. Os típicos varais nas soleiras das janelas, os azulejos e os vasinhos de plantas que enfeitam os peitorais, um belo quadro em movimento, tire fotos, mas também faça um registro mental para visitar ao fechar os olhos, sempre que der saudade. 

 

Palácio da Bolsa

Um dos mais completos exemplos de arquitetura neoclássica da cidade. A visita guiada apresenta várias salas e acaba por ser uma verdadeira viagem no tempo. É neste belo prédio que são recebidos os chefes-de-estado a visitar Porto, no impressionante Salão Árabe.

 

palacio da bolsa no Porto - nacionalidade portuguesa
Palácio da Bolsa no Porto. nit.pt

 

Almoço na Ribeira

Uma experiência única no Porto é almoçar em um dos diversos restaurantes localizados na Ribeira, a comida é boa e a vista é sensacional. Cuidado com as gaivotas, elas são lindas e amistosas, mas podem querer roubar do seu prato. Saboreie uma taça de vinho do Porto enquanto espera o seu pedido. 

 

Leia também: Conheça Ribeira do Porto, um dos locais mais antigos de Portugal

 

Passeio de Barco das 6 pontes

Depois do almoço nada melhor do que um delicioso passeio de barco, não se preocupe, a viagem é tranquila e devagar, dificilmente você vai enjoar. O passeio das 6 pontes é a opção mais curta, dura cerca e 1 hora e custa em torno de 15€ por pessoa, mas há outras opções com trecho mais longo e um pouco mais caras. A saída e a chegada são no mesmo lugar, no cais da Ribeira, pertinho da Ponte Luís I. Durante o passeio uma gravação e áudio explica a história de cada ponte. 

 

Ponte Dom Luiz (Luiz I)

Quando voltar do passeio de barco aproveite para observar de perto a Ponte Luís I. Ela tem dois pavimentos, o superior que dá passagem ao metrô e aos pedestres e a inferior, onde passam pedestres, carros e ônibus. Construída em 1886 tem o projeto assinado pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig, sócio do francês Gustav Eiffel. 

 

ponte dom luis
Ponte Dom Luís no Porto. ruralea.com

 

Há quem diga que a ponte tem um leve toque da Torre Eiffel por se tratar do mesmo escritório de engenharia. O nome da ponte foi escolhido para homenagear o Rei de Portugal, Dom Luiz I, mas como ele não compareceu na inauguração, o povo portuense retirou o Dom do nome da ponte. Chamar ponte Dom Luiz é um erro comum mas que acabou sendo adotado ao longo dos anos. Na entrada da ponte do tabuleiro inferior está gravado na pedra “Ponte Luiz I”.

 

Funicular dos Guindais e Catedral da Sé

Se quiser visitar os dois pavimentos da ponte, temos duas sugestões a sua escolha, subir a pé as escadarias em direção a Muralha Fernandina ou utilizar o Funicular dos Guindais, custa 2,50 € por pessoa e é bem eficiente, principalmente se o cansaço bater. Lá em cima pode apreciar a vista de cima da ponte e também conhecer de perto a Muralha Fernandina. Arremate o dia com uma visita a Catedral da Sé, e curta um outro ponto de vista da cidade. 

 

 

Leia também: Melhores bairros do Porto: apaixone-se por sua arquitetura, história e gastronomia

 

3º Dia em Porto

Saiba o que fazer no terceiro dia de visitar Porto.

Casa da Música

Um verdadeiro tributo aos shows, espetáculos e apresentações culturais. É um prédio ícone da cidade e chama atenção de longe pela modernidade e ousadia da construção. Nele estão várias salas, auditórios, restaurante e café. É possível fazer uma visita guiada por 10€ por pessoa, que pode ser revertido em desconto em qualquer uma das apresentações da casa. Na saída, aproveite para dar uma volta na Praça de Mouzinho de Albuquerque em frente a Casa da Música e que também será seu caminho para ir até o nosso próximo destino, o Mercado Bom Sucesso. 

 

Mercado Bom Sucesso

É um típico mercado público renovado e cheio de ótimas opções gastronômicas. Conta ainda com uma livraria, uma hotel, lojas de souvenirs, entre outros comércios. É bem frequentado por turistas e também moradores em busca de bons sabores. Aos fins de semana costuma ter música ao vivo. Se a fome chegar cedo é um excelente lugar para almoçar, se quiser comer mais tarde, faça um lanchinho leve no mercado, pois o dia ainda promete excelentes sabores. 

 

Pegue um ônibus

Que tal um passeio de ônibus (autocarro em Portugal)? É uma forma boa de se integrar aos moradores, além de ter uma outra visão da cidade. O preço da passagem é 1,20€ para toda zona central urbana. Você encontra o Cartão Andante em vários pontos de venda espalhados na cidade. Depois de comprar uma vez basta recarregar quando quiser nos guichês ou máquinas localizadas nas paragens de autocarro, estações de metro ou trem. Nossa sugestão é que você apanhe a linha 303, que passa ao lado do Mercado Bom Sucesso e faça um passeio de cerca de 30 minutos, descendo na sétima parada, na Batalha. De lá caminhe cerca de 500 metros e estará em um dos pontos mais tradicionais da cidade – As Fontainhas.

 

Fontainhas

Ponto de encontro para a mais tradicional festa popular do Porto, o São João. Todos os anos no verão, mais precisamente na noite de 23 para 24 de junho, milhares de pessoas se encontram nas Fontainhas para comemorar a data. Na noite festiva o cheiro no ar é de manjericão e sardinha assada. O som são daqueles martelos de brinquedo, e não leve a mal se tomar marteladas na cabeça, essas são tradições que fazem do São João uma das festas mais divertidas de Portugal. Imperdível quando for visitar Porto.

 

Siga até o miradouro e observe logo abaixo, o Lavadouro das Fontainhas onde, no passado, se reuniam moradores para lavar suas roupas nos dias de Sol. A ponte ali pertinho é a Ponte do Infante, se passar por baixo e seguir a pé em poucos minutos terá uma bela visão da Ponte Luís I, aquela de ferro que falamos no roteiro do dia 2. O convite agora é sair do Porto, cruzar a ponte de ferro aproveitando a vista, e chegar a Vila Nova de Gaia, na outra margem do Rio Douro.

 

Vila Nova de Gaia

vila nova de gaia roteiro
Cais de Vila Nova de Gaia

 

Centro da indústria do vinho do Porto, a cidade é cheia de caves com visitas e provas. Também conhecida por belas praias e pelo Cais de Gaia, uma via cênica junto ao rio, com cafés e vistas panorâmicas do Douro. Pequenos restaurantes servem peixe grelhado e marisco na antiga vila de pescadores da Afurada, onde pitorescas casas com fachadas de azulejo contornam ruas estreitas. Aproveite um tempinho para percorrer a Ribeira do Rio e admirar a cidade do Porto de um ângulo diferente, é sem dúvida uma das vistas mais sensacionais de Portugal. 

 

Visita Cave de Vinho do Porto

São mais de 50 casas do Vinho Porto em Gaia, a maioria oferece passeios guiados com provas de vinho, consulte os sites das empresas e veja qual é a melhor para você. O preço médio da visita + prova fica em torno dos 15€ e é interessante fazer agendamento prévio online, principalmente na alta temporada. 

 

 

Serra do Pilar

Depois de saborear e aprender sobre o vinho do Porto, nossa sugestão  é subir até a Serra do Pilar, você pode utilizar o teleférico para ajudar na subida. Lá está o Mosteiro da Serra do Pilar, construído em 1538 e que durante muitos anos funcionou como quartel. Atualmente é classificado como Patrimônio Mundial da Unesco e não pode ficar de fora do roteiro para visitar Porto.

 

Pôr do Sol no Jardim do Morro

Se o céu estiver limpo, vale a pena assistir ao Pôr do Sol sentado tranquilamente no Jardim do Morro. Um espaço verde e agradável que fica logo abaixo do Mosteiro da Serra do Pilar. 

 

Visitar Porto é um espetáculo, e ainda há muito o que ver e conhecer, como o Estádio do Dragão, a casa do Futebol Clube do Porto, a Fundação Serralves, entre tantas outras atrações. Mas para três dias, são estas as nossas sugestões. Esperamos que você goste e curta cada momento, e na volta compartilhe conosco como foi o seu passeio. Boa viagem! 

 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!