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As grandes navegações representam um período importante na história da humanidade, durante o qual os exploradores europeus saíram em busca de novas rotas comerciais e de descobrimentos geográficos e culturais.

Neste contexto, Portugal destacou-se como um dos principais protagonistas das viagens marítimas, tendo sido o país que mais investiu e se envolveu nesta aventura.

Mas há vários fatores e desdobramentos que indicam o porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações. E é isto o que vamos mostrar neste artigo. Boa leitura.

Quando foi a época das grandes navegações?

A época das grandes navegações ocorreu entre os séculos XV e XVII. Durante este período, as potências europeias embarcaram em expedições para explorar novos territórios, estabelecer rotas comerciais e difundir a religião. Estas viagens resultaram na descoberta de novas terras, incluindo América, e na expansão das economias europeias.

Quais as razões que levaram Portugal a ser pioneiro nas grandes navegações?

Existem várias razões que explicam por que Portugal foi líder neste período de descobertas e explorações. Algumas dessas razões incluem:

Posição geográfica privilegiada

Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, situada no extremo ocidental da Europa, o que lhe permitiu ter acesso ao Atlântico e ao mar Mediterrâneo. Isso tornou Portugal num ponto de partida ideal para as viagens marítimas, já que os exploradores puderam aproveitar os ventos alísios e as correntes oceânicas para chegar a outros continentes. Este foi um dos fatores principais, que ajudou em solidificar a ideia do porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.

Investimento em tecnologia náutica

A ciência náutica desempenhou um papel crucial em porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações: com a evolução da arquitetura naval, cartografia, navegação astronômica, instrumentos de navegação e técnicas de navegação permitindo aos navegadores portugueses explorar e estabelecer rotas comerciais bem-sucedidas ao redor do mundo.

A arquitetura naval portuguesa desempenhou um papel importante na época das grandes navegações. As embarcações portuguesas eram projetadas para suportar viagens de longa duração e condições climáticas adversas. Além disso, a cartografia portuguesa evoluiu rapidamente durante este período, permitindo aos navegadores uma compreensão mais precisa dos territórios explorados.

A navegação astronômica também desempenhou um papel importante na navegação portuguesa. Os navegadores utilizavam o astrolábio e outros instrumentos para determinar sua posição na Terra, permitindo-lhes planejar rotas mais eficientes. Além disso, a bússola e o quadrante foram outros instrumentos de navegação importantes desenvolvidos pelos portugueses.

A técnica de navegação dos portugueses também evoluiu rapidamente durante este período. A utilização de rotas comerciais eficientes e a descoberta de novas rotas permitiram aos portugueses expandir seu comércio e influência ao redor do mundo. Além disso, a navegação ao longo das costas africanas e da América do Sul requereu técnicas de navegação avançadas, incluindo a medição de correntes marítimas e a previsão de condições climáticas.

Quais os principais instrumentos náuticos criados ou melhorados por Portugal?

Os portugueses inventaram alguns dos instrumentos náuticos mais importantes da época das grandes navegações. Aí , um dos motivos do porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.

Aqui estão alguns dos instrumentos náuticos mais importantes e seus usos:

Bússola: a bússola foi inventada na China, mas os portugueses foram os primeiros a usá-la para fins náuticos. A bússola foi utilizada para determinar a direção da navegação.

Astrolábio: o astrolábio foi inventado por Hipparchus, mas os portugueses foram os primeiros a usá-lo para fins náuticos. O astrolábio era usado para medir a altura do sol e das estrelas, determinando assim a latitude da nave.

Quadrante: o quadrante era usado para medir a altitude do sol e determinar a latitude da nave.

Leme: o leme foi utilizado para controlar a direção da nave.

Âncora: a âncora foi utilizada para manter a nave estável e parada na água.

Astrolábio: utilizado nas navegações portuguesas

Quais foram as embarcações criadas ou melhoradas por portugueses durante as grandes navegações?

Durante a época das grandes navegações, os portugueses criaram ou melhoraram vários tipos de embarcações. Aqui está uma lista de algumas das embarcações mais importantes e sua finalidade:

Caravela: a caravela era uma embarcação leve e ágil, projetada para a exploração e navegação em águas desconhecidas. Era uma das embarcações mais utilizadas pelos navegadores portugueses durante a época das grandes navegações.

Nau: a nau era uma embarcação grande e pesada, projetada para transportar mercadorias e passageiros em viagens transoceânicas.

Galeão: o galeão era uma embarcação de guerra e comércio, equipada com canhões e utilizada para proteger as rotas comerciais portuguesas.

Barco-patacho: o barco-patacho era uma embarcação de menor porte, utilizada para transportar mercadorias e passageiros em viagens curtas.

Brigue: o brigue era uma embarcação de dois mastros, utilizada tanto para a navegação comercial quanto para a exploração.

Carraca: a carraca era uma embarcação pesada utilizada principalmente para transportar mercadorias.

Barcas: as barcas eram embarcações de menor porte, utilizadas para transporte de pessoas e cargas em rios e costas.

Barinéis: os barinéis eram embarcações pequenas e ágeis, utilizadas para transportar passageiros e cargas curtas na costa.

foto de uma caravela portuguesa.

Política expansionista

A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.

Os marcos das viagens marítimas portuguesas

Durante o período das Grandes Navegações, Portugal realizou diversas viagens marítimas que marcaram a história da humanidade. Algumas dessas viagens incluem:

Viagem de Vasco da Gama

Em 1498, Vasco da Gama partiu de Portugal com a missão de chegar à Índia, passando pelo Cabo da Boa Esperança. Esta viagem foi fundamental para a expansão comercial portuguesa, já que abriu uma nova rota para o comércio com a Ásia, possibilitando a Portugal controlar grande parte das trocas comerciais entre a Europa e a Ásia.

Viagem de Pedro Álvares Cabral

Em 1500, Pedro Álvares Cabral partiu em busca de novas rotas comerciais para a Ásia, tendo descoberto acidentalmente o Brasil. Esta descoberta foi importante para Portugal, já que o país passou a controlar a exploração e o comércio com a América do Sul.

Chegada dos portugueses no Brasil em 1500

Viagem de Fernão Magalhães

Em 1519, Fernão Magalhães partiu de Portugal em busca de uma rota para as Índias, tendo dado a volta ao mundo. Esta viagem foi importante para a compreensão da geografia do mundo, já que permitiu conhecer novas terras e culturas.

Lista com as principais conquistas portuguesas durante as grandes navegações:

Conquista de Ceuta (1415): Portugal conquista a cidade marroquina de Ceuta, marcando o início da sua expansão marítima no século XV.

Redescobrimento de Porto Santo (1418): O navegador português João Gonçalves Zarco redescobre a Ilha de Porto Santo.

Redescobrimento da Ilha da Madeira (1418): O navegador português Tristão Vaz Teixeira redescobre a Ilha da Madeira.

Dobrar o Cabo do Bojador (1434): O navegador português Gil Eanes consegue dobrar o Cabo do Bojador na costa do Saara Ocidental na África Noroeste.

Descoberta do Rio do Ouro (1435-1436): O navegador português Afonso Gonçalves Baldaia descobre o Rio do Ouro após ultrapassar o Trópico de Câncer na costa noroeste da África.

Chegada ao Cabo Branco (1441): Uma expedição marítima portuguesa chega ao Cabo Branco no norte da atual Mauritânia.

Descoberta da Guiné-Bissau (1444-1446): Nuno Tristão e Álvaro Fernandes, navegadores e exploradores portugueses, chegam à Guiné-Bissau.

Descoberta do Arquipélago de Cabo Verde (1456): O navegador veneziano Luís de Cadamosto, a serviço da coroa portuguesa, descobre o arquipélago de Cabo Verde perto da costa da África Ocidental.

Descoberta das Outras Ilhas de Cabo Verde (1460): O navegador e explorador português Diogo Gomes descobre outras ilhas de Cabo Verde que não foram descobertas por Luís de Cadamosto.

Descoberta de São Tomé e Príncipe (1470): Pero Escobar e João de Santarém, navegadores portugueses, descobrem o arquipélago de São Tomé e Príncipe na costa equatorial ocidental da África Central.

Comando do Programa de Conquistas Marítimas (1474): O Infante português D. Henrique assume o comando do programa de conquistas marítimas do reino.

Início do Tráfico de Escravos Africanos (1483): O navegador português Diogo Cão chega à foz do Rio Congo e dá início ao tráfico de escravos africanos.

1487: os portugueses passam pela primeira vez pelo Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África) e entram em águas do Oceano Índico.

1498: o navegador Vasco da Gama navega pela costa leste da África, chegando às Índias (grande objetivo do programa marítimo português).

1500: a esquadra de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.

1501: o navegador português Gaspar Corte-Real descoberta Terranova (atualmente Terra Nova, Canadá).

1505-1513: o navegador português Francisco Serrão e o explorador português António de Abreu estabelecem feitorias (postos comerciais) nas ilhas das Molucas (Indonésia).

1510: o navegador português Afonso de Albuquerque conquista Goa (Índia) e estabelece a presença portuguesa na Índia.

1511: o navegador português Tomé Pires estabelece uma feitoria na ilha de Malaca (Malásia).

1515: o navegador português Jorge Álvares chega ao território chinês.

1519-1522: a expedição marítima do navegador português Fernão Magalhães dá a volta ao mundo, estabelecendo a presença portuguesa na Oceania e na América do Sul.

1557: o navegador português Duarte Lopes chega à ilha de Timor (Indonésia).

Quais foram os países descobertos por Portugal durante as grandes navegações?

Durante as grandes navegações, Portugal descobriu e fundou colônias em vários países ao redor do mundo, incluindo:

Brasil

Angola

Moçambique

Cabo Verde

Guiné-Bissau

São Tomé e Príncipe

Ilhas de Porto Santo e Madeira (no arquipélago da Madeira)

Ilhas dos Açores

Ilhas Canárias (Espanha)

Ilhas Fidji (Oceania)

Ilhas Molucas (Indonésia)

Timor-Leste

Goa (Índia)

Sri Lanka

Macau (China)

Hormuz (no Golfo Pérsico)

Ilhas de Zanzibar (Tanzânia)

Ilhas de Mozambique (no Canal de Moçambique)

Esses países formam o que é conhecido como Império Português, que se estendia por grande parte do mundo e era o maior império comercial da época. O papel do país europeu e a sua capacidade de fundar colônias em todo o mundo é um dos motivos porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.

O legado das Grandes Navegações para Portugal e o mundo

As Grandes Navegações tiveram um impacto significativo tanto para Portugal como para o mundo. Alguns dos principais legados incluem:

Expansão comercial e econômica

As viagens marítimas permitiram a Portugal expandir seu comércio e sua economia, fortalecendo sua posição como potência naval e comercial. Além disso, a descoberta de novos territórios e culturas possibilitou a troca de bens e conhecimentos entre diferentes partes do mundo.

Conhecimento geográfico e cultural

As viagens marítimas também foram importantes para o conhecimento geográfico e cultural, já que permitiram aos europeus conhecer novas terras e culturas, ampliando sua compreensão do mundo. Além disso, a descoberta de novos territórios e culturas possibilitou a troca de bens e conhecimentos entre diferentes partes do mundo.

Fortalecimento político e militar

As viagens marítimas também fortaleceram o poder político e militar de Portugal, já que o país passou a controlar grandes extensões de terras e a manter relações comerciais e políticas com outros países. Além disso, o fortalecimento da posição de Portugal permitiu ao país expandir sua influência política e militar.

By Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

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