Saiba mais sobre PORTUGAL 2020 e as oportunidades do 2º e 3º trimestre de 2019.
Portugal costuma ser um potente “trampolim” para as empresas brasileiras expandirem as suas atividades no mercado europeu.
E como vimos aqui, desde a entrada de Portugal na União Europeia, em 1985, muitos investimentos têm sido feitos no país. A nação portuguesa se modernizou e, mesmo tendo perdido muitas empresas para outros países do grupo (através da mudança da sede), tem buscado se reerguer e incentivar o empreendedorismo, a criação de empresas, indústrias e startups em seu território, especialmente as ligadas à tecnologia.
Reerguer e incentivar o empreendedorismo em Portugal passa por incentivos de políticas europeias regionais através do chamado PORTUGAL 2020 (P2020, lê-se vinte vinte), que demarca o período de vigência do plano de desenvolvimento do país até o ano de 2020.
Desde 2014, o P2020 objetiva, em síntese, que empresas portuguesas se candidatem e em caso de aprovação de seus projetos, tais empresas tenham acesso às linhas de investimento de fundos comunitários incentivados ou aos chamados “fundo perdidos” para determinados setores e linhas estratégicas.
Leia também: Como abrir empresa em Portugal, sendo brasileiro
Para tanto, P2020 se relaciona com os seguintes fundos europeus de investimentos:
1 – FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional,
2- FC – Fundo de Coesão,
3- FSE – Fundo Social Europeu,
4- FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural
5- FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
Através de 16 programas operacionais, as empresas portuguesas podem se candidatar para aceder às distintas linhas de crédito desses fundos.
Cada programa conta com diferentes objetivos temáticos e prioridades de investimento, portanto é importante uma análise minuciosa de qual se adequa a cada modelo de negócio específico.
Leia também: Vale a pena investir em Portugal
Uma boa notícia
Por meio de avisos e comunicados oficiais se tem conhecimento que no 2º e 3º trimestre de 2019 haverá abertura de editais à procura de projetos que se relacionem à
- internacionalização de empresas portuguesas
- mobilidade urbana sustentável
- Projetos locais de empreendedorismo – apoio à criação de emprego e ao investimento
- Apoio à capacitação e constituição de empresas por mulheres
- Projetos locais de empreendedorismo – apoio à criação de emprego e ao investimento
Leia também: Conheça as principais Startups em Portugal
Brasileiros podem se candidatar ao Portugal2020?
Sim, desde que tenham uma empresa estabelecida em Portugal. Trata-se de um procedimento de relativa facilidade e de rápida viabilidade.
Para mais info, nós, da Nacionalidade Portuguesa temos os parceiros certos para concretizar este projeto. Encaminhe um e-mail para portugal@nacionalidadeportuguesa.com.br .
Conheça também o Golden Visa Portugal