Portugal em dezembro pode revelar-se um destino muito charmoso para os turistas, mas, além disso, os portugueses se preparam para viver o Natal, esperar a chegada do inverno e todos os bons acontecimentos que a temporada oferece. Se deseja saber como é o clima de Portugal em dezembro, as vantagens e desvantagens do mês para moradores e visitantes, bem como quais são as festividades da época, este é o conteúdo certo para você.
Índice de Conteúdo do Artigo
Clima em Dezembro em Portugal
O inverno começa em torno de 21 de dezembro e segue até 20 de março. Deste modo, o clima torna-se úmido também na medida em que as chuvas são intensificadas. A região Norte do país e algumas cidades da região Centro são as mais chuvosas. Apenas na área que compreende ao Algarve e aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, o clima ainda permanece mais ameno.
Covilhã, Manteigas, Seia, Guarda, Viana do Castelo, Bragança e algumas outras cidades são conhecidas por manterem as temperaturas mais baixas. Em dezembro de 2020, a neve foi um evento em algumas cidades de Portugal, e isso ocorreu em mais de um dia. Sendo assim, é preciso utilizar o aquecedor e se proteger com o vestuário adequado. As temperaturas em dias mais frios, no município da Covilhã, por exemplo, podem chegar a graus negativos. A média geral, no inverno, mantém-se em torno de 7 graus.
Nas Ilhas da Madeira e dos Açores o cenário é diferente, com médias que rondam os 13 graus. Na Região Sul, no Algarve, por exemplo, a mínima é de 7 graus e a máxima de 17.
Lisboa, a capital, raramente terá mínimas abaixo de 8°C, e durante o dia é mantida uma média de 14°C. Porém, o fator positivo é que os dias nos meses mais frios são bastante ensolarados. Na cidade do Porto, há uma média de 14°C ao longo do dia, no entanto, esse registro chega a 0°C à noite.
Neve em Portugal em Dezembro
É fácil encontrar neve nas regiões montanhosas mais internas do Centro e Norte do país. Como a Serra da Estrela por exemplo.
Por esta razão, com uma programação antecipada, o turista que vem a Portugal consegue apreciar a neve sem despender de tanto dinheiro, ao planejar um passeio para alguma destas localidades.
O país conta com alguns lugares abençoados pela natureza em que há a precipitação de flocos formados por cristais de gelo. São cinco distritos portugueses (Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança) em que a neve pode se fazer presente durante os meses de inverno, e isso pode, sim, ocorrer em dezembro.
Vantagens e desvantagens do mês de dezembro
Não é preciso falar da riqueza e da variedade de gostos e sabores encontrada na gastronomia portuguesa. Nas estações mais frias do ano, a culinária típica é ainda mais valorizada nos restaurantes.
A começar pelas sopas, que são cremosas e feitas com uma mistura de legumes batidos, junto à massa ou à couve. A sopa de cozido também é bem comum, considerada uma relíquia gastronômica e é a base de carnes e “enchidos” cozidos, com uma gama diversa de vegetais.
Outro prato famoso é o arroz de polvo, tradicional em almoços e jantares das famílias portuguesas. Os peixes e as carnes assadas, em geral, somam-se ao cardápio dos apreciadores mais exigentes.
Além disso, bebidas como chás, cafés e vinhos ou licores podem esquentar o inverno de turistas e moradores. Portanto, sem dúvidas, a “boa cozinha” é um ponto muito favorável de Portugal, em dezembro.
Por tratar-se do mês do Natal, um fator positivo é que o visitante poderá curtir ótimos passeios e conhecer lindas decorações e atrações nas cidades turísticas. É um período de comércio aquecido e de diversidade de produtos à venda, para atrair a atenção dos consumidores. Mas cabe ressaltar que, os chamados saldos, ou as grandes promoções, iniciam a partir de 26 de dezembro e, por este motivo, vale a pena aproveitar.
Em relação ao ponto negativo de dezembro, mais uma vez, é possível citar o frio e as condições climáticas. Como é claro, enquanto a pessoa estiver abrigada nos hotéis, nos estabelecimentos comerciais e dentro de casa ou do carro, ela estará aquecida. Contudo, sempre que for sair para um passeio ao ar livre, pode ser que apanhe chuva ou sinta o vento mais frio e forte. Uma dica é que o visitante esteja devidamente agasalhado e protegido. Roupas impermeáveis são uma mais valia, assim como tecidos mais grossos de blusas e calças (lã, fio e tricô). Opte, ainda, por camisas manga longa que atuam como “segunda pele”, cachecóis, luvas e gorros, que podem garantir o seu bem estar.
Festividades em Dezembro em Portugal
Em dezembro, Portugal apresenta três feriados nacionais, no dia 1º, celebração da Restauração da Independência em Portugal, em 8/12, Dia da Imaculada Conceição e, no dia 25 de dezembro, Natal. No dia 8, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição acontece em Sabacheira, Tomar. E, na mesma data, a Festa da Padroeira de Vilarinho das Furnas – Imaculada Conceição, ocorre em Campo do Gerês. Já, no dia 13, são celebradas Festas em Honra de Santa Luzia, em Vila Nova e Vale de Ermida – Vila Real.
Contudo, não apenas de festas tradicionais se faz o mês de dezembro. Nos mercados de Natal, as ruas e as praças das cidades são o local mais indicado para que as compras possam ser realizadas. Música, excelente comida e uma bebida quentinha, luzes de Natal e animação festiva fazem parte do pacote. Desta forma, tendas ou barracas expõem produtos característicos e exclusivos da época.
Se o seu intuito é curtir entre família e amigos, beber algo de qualidade, experimentar uma culinária diferenciada e economizar, o mercado de Natal é uma grande oportunidade para improvisar um programa ao ar livre e se divertir bastante.
Assim, o mês de dezembro em Portugal pode ser ideal para você que quer conhecer um pouco mais do inverno português e as suas atrações e vantagens.