Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

União Europeia: confira a participação de Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
uniao europeia

Se você pensa em viver ou investir em Portugal, é fundamental e muito importante conhecer a participação de Portugal na União Europeia.

Com uma população de 10,3 milhões de habitantes, Portugal é o 11º país em termos populacionais da UE.

Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado muito alto, Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo de acordo com o Global Peace Index.

O país conta com uma economia estável e que prosperou muito, especialmente depois do país aderir à União Europeia.

 

O que é a União Europeia?

A União Europeia é a união econômica de 27 países europeus.

Ainda que nem todos tenham o Euro como moeda, adotam um mercado comum através de um sistema que possibilita que haja uma harmonia de leis que são aplicáveis a todos os Estados-membros.

Importante lembrar que a história da UE remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Isso porque o continente europeu estava devastado e estima-se que 60 milhões de pessoas perderam a vida.

E se a devastação pessoal foi inestimável, a Europa ainda se deparava com uma situação econômica caótica. A partir de então inicia-se o processo político de reunião dos países para buscar forças frente às duas maiores potenciais mundiais, Estados Unidos e União Soviética (hoje Rússia).

 

Quais os países membros da União Europeia?

Atualmente 27 países fazem parte da UE, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Em 31 de janeiro e 2020, o Reino Unido saiu da UE após um longo e conturbado período de ajustes e imbróglios políticos desde o referendo realizado pelos britânicos em 2016. 

Para se ter uma ideia do poder e do tamanho da União Europeia, mais de 500 milhões de pessoas vivem nos países pertencentes ao bloco e o PIB (Produto Interno Bruto) em termos do valor total dos bens e serviços produzidos faz da economia da União Europeia ser maior do que a economia dos Estados Unidos.

Cidadania portuguesa: quem tem direito e como conseguir.

 

Eurodeputados do Parlamento Europeu - UE

Eurodeputados do Parlamento Europeu – UE

 

Zona Euro

Apesar de todos os países membros da União Europeia fazerem parte da União Econômica e Monetária (UEM), apenas 19 dos 27 países trocaram suas moedas nacionais pelo euro.

Os países que optaram por utilizar o euro como moeda e constituir a Zona Euro são a Áustria, Bélgica, Chipre, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovênia e Espanha.

 

Espaço Schengen

Um dos maiores orgulhos dos políticos e de grande parte dos cidadãos da União Europeia foi a constituição do Espaço Schengen. O acordo refere-se a criação de um espaço sem fronteiras internas no interior dos países europeus que aderiram ao projeto iniciado em 1985.

Sendo assim, os cidadãos europeus e até cidadãos de alguns países que não pertencem à UE podem circular livremente pelo continente. Seja a turismo ou negócios, os cidadãos que pertencem aos países do Espaço Schengen não passam por controles de imigração e fronteira.

Fazem parte do Espaço Schengen a Alemanha, a Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.

Como abrir empresa em Portugal: veja o passo a passo.

 

Quem pode viver, viajar e trabalhar na União Europeia? 

Basicamente qualquer cidadão, independente de sua nacionalidade, poder viver, viajar e trabalhar na União Europeia desde que tenha um visto e uma autorização de residência para isso.

Entretanto, aqui está uma das grandes vantagens de quem tem nacionalidade portuguesa.

Assim sendo, um cidadão europeu, o cidadão pode viver em qualquer país da UE sem ter que “prestar contas” aos policiais e autoridades de imigração.

Conheça as vantagens de ter Nacionalidade Portuguesa.

 


 

Passaporte português é um documento poderoso

Um estudo feito por uma empresa inglesa mostrou que o passaporte português está entre os 15 mais poderosos do mundo.

Quem possui o documento pode entrar em 185 países sem a necessidade de um visto prévio.

Acesse a lista completa dos passaportes mais poderosos do mundo.


Qual a participação de Portugal na União Europeia?

Portugal aderiu à União Europeia em 1986 e tem o euro como moeda desde 1999. Em relação a economia, em 2018 os setores mais importantes em Portugal eram o varejo, o setor de transportes, os serviços de hospedagem e alimentação representavam 24,9% do total. 

Além disso, 76% de todas as exportações portuguesas foram para outros países da UE, especialmente a Espanha (25%), a França (13%) e a Alemanha (11%). No caso das exportações para países de fora da União Europeia os Estados Unidos representam 5%  e Angola 3%.

Sobre o quanto Portugal na União Europeia, contribui e quanto recebe, vale ressaltar que a contribuição para o orçamento da União Europeia, de acordo com o site da instituição, é calculada de forma equitativa.

Sendo assim, para a União Europeia quanto mais relevante for a economia de um país, mais ele vai contribuir e vice-versa.

Além disso, o orçamento da Europa não existe com o objetivo de redistribuir a riqueza, mas de tentar equiparar todos os países conjuntamente.

 

Contribuição da União Europeia para Portugal

Para finalizar, em 2018 Portugal recebeu 5,011 bilhões de euros da UE e isso representou cerca de 2,5% de toda a riqueza gerada pelo país naquele ano. 

A contribuição de Portugal para o orçamento da União Europeia foi de 1,699 bilhões de euros, ou seja, 0,86% do que a economia portuguesa gerou.

Dessa maneira, Portugal na União Europeia está na lista dos países que mais recebem do que contribuem com o orçamento da UE.

Mas isso justifica-se pela necessidade de grandes investimentos em infraestrutura, educação e saúde no país.

Um país que, em termos europeus, teve uma urgência muito grande em alcançar os índices de desenvolvimento de outros países do continente especialmente depois da Revolução de 1974 e da saída da ditadura de Salazar. Por isso a entrada de Portugal na União Europeia foi tão importante para o país. 

Também pode te interessar: Startup Visa Portugal, saiba como empreender e viver no país europeu.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Amanda Corrêa

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!