Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Serra da Estrela: a região da neve em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Serra da estrela Loriga

Conhecida pelo queijo delicioso e pela neve (algo pouco comum em Portugal), a Serra da Estrela é um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros que estão no país a passeio ou para residir. 

Por isso, no artigo de hoje montamos um pequeno guia para incentivar você a conhecer essa região tão rica do país em belezas naturais e histórica. Acompanhe!

 

O que é a Serra da Estrela?

A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa com as maiores altitudes de Portugal Continental e cerca de 300km de extensão.

 

Serra da Estrela Portugal - nacionalidade portuguesa
Serra da Estrela em Portugal

 

Muito conhecida por ser o único destino de ski do país, ela oferece diversas outras atrações para visitantes de todos os gostos. Para os amantes da natureza, é possível encontrar praias fluviais, fazer trilhas de tamanhos variados, ver cascatas escondidas na mata, observar animais, ver vistas de tirar o fôlego e passear por 25 lagoas, por exemplo.

Já se você não é muito de se aventurar na mata, é possível conhecer castelos, museus, provar iguarias locais em restaurantes típicos e ver artesanato.

E para quem pensa em ir a esse destino para ver neve, prepare-se para andar de ski, trenó e snowboard.

 

Leia também: Você sabia que Portugal tem estação de ski?

 

Em que época do ano visitar a Serra da Estrela?

Apesar de muitos acharem que a Serra da Estrela existe apenas como um destino turístico de inverno, a verdade é que ela oferece atrações para todas as épocas do ano.

De janeiro a março chega a neve e muito frio (as vezes bem antes disso, em 2019 por exemplo, a neve chegou em Novembro).

Este é o momento em que portugueses aproveitam para visitar a sua única estação de esqui do país e desfrutar de esportes montanhosos.

 

Leia também: Como é o Inverno em Portugal

 

Já de maio até outubro a época favorece as trilhas pelas montanhas, uma vez que a chuva é pouco frequente (especialmente nos meses mais quentes) e o tempo está mais quente.

Agora, se o objetivo é aproveitar as cachoeiras, cascatas e mergulhar nas praias fluviais, aí é uma boa ideia ir de julho a setembro, durante o verão, quando o sol esquenta mesmo na serra.

Porém, lembre-se: em todas as épocas do ano é uma boa ideia levar casaco para a noite. Você estará nas montanhas e é comum a temperatura cair por conta da altitude.

 


 

Como chegar na Serra da Estrela?

A melhor forma de viajar para essa região é de carro, já que existem diversas vilas menores e pontos de visita onde o transporte público é escasso ou inexistente.

Ela fica na porção central do país, então são cerca de 3h20 de direção a partir de Lisboa e 2h30 a partir do Porto, dependendo de onde na Serra da Estrela você esteja hospedado.

Porém, se você não quiser alugar um carro, a melhor ideia é ficar nas vilas de Covilhã ou Guarda, que são próximas de muitas atrações e as mais bem servidas de transporte público.

 

Leia também: Descubra o Parque Nacional da Peneda-Gerês em Portugal

 

O que ver na Serra da Estrela?

Separamos algumas atrações imperdíveis da Serra da Estrela, por região, em meio a tantas que a Serra oferece. Porém, tenha em mente que a beleza da região vale ser explorada com calma e olhar atento a cada detalhe.

Veja o que você encontra em cada um desses lugares.

 

Manteigas

Em Manteigas, é possível visitar a Burel Factory e ver a criação de mantas e almofadas de lã que se espalham por lojas de todo o país pela sua padronagem vintage.

A lã de burel, considerada a mais quente e resistente do mundo, é extraída de uma espécie de ovelha nativa da Serra da Estrela e, por isso, é possível encontrar essas peças de decoração direto na fonte por lá.

Lá perto também fica o Poço do Inferno, uma cascata bonita e de água puríssima, famosa no turismo da região. Prepare-se para um mergulho em águas geladas! 

E se o objetivo é gastar as pernas para encontrar as vistas mais impressionantes, de Manteigas é possível chegar no Vale Glaciar do Zêreze, onde a caminhada se estende para os cântaros raso, gordo e magro, na Rota do Javali e na Rota do Poço do Inferno.

 

vale glaciar zezere na serra da estrela - nacionalidade portuguesa
Vale Glaciar do Zêzere – www.info4camper.com

 

Bateu a fome? Experimente a feijoca de Manteigas ou um requeijão com doce de abóbora para garantir a energia para a próxima parada!

 

Linhares da Beira

 

Castelo Linhares da Beira
Castelo Linhares da Beira – quintatrancoso.pt

 

Essa vila medieval do século XII vai te transportar no tempo!

Por lá, você encontra um castelo, o Fórum Romano, conhece uma antiga hospedaria ou pratica parapente, já que esse é o melhor ponto do país para esse esporte! 

 

Seia

Para conquistar o viajante pela barriga, o passeio em Seia pode começar no Museu do Pão, de onde é possível sair com um lanchinho para mais tarde.

Em Seia também fica a vila de Loriga, conhecida como a Suíça portuguesa pela sua posição entre montanhas.

 

Serra da estrela - Loriga - nacionalidade portuguesa
Loriga na Serra da Estrela – www.portugaldenorteasul.pt

 

 

Por lá, os mais aventureiros podem embarcar na rota da Garganta de Loriga, uma caminhada puxada de 8km, porém com belas paisagens, passando pelos caminhos onde os pastores levavam seus rebanhos.

 

 

Já se você é um explorador mais tranquilo, uma boa ideia é se perder pelo vilarejo e ir conhecer a praia fluvial de águas cristalinas que existe lá.

 

Covilhã

Para quem gosta de atividades mais tradicionais, Covilhã no seu centro histórico oferece um Museu de Arte Sacra e a Igreja de Santa Maria Maior, datada do século XVI.

 

covilha Portugal - nacionalidade portuguesa
Covilhã – www.caritasguarda.pt

 

Para atividades no verão, o Jardim do Lago concentra muitas atividades aquáticas e esportes ao redor da sua piscina-praia. Outro local indicado é a praia fluvial de Unhais da Serra, onde é possível acampar, fazer piqueniques, encontrar cafés e restaurantes, usar os guarda-sóis ali disponíveis e até mesmo aproveitar quadras esportivas com amigos ou família.

Ainda na linha dos programas ao ar livre, perto dali existe também a praia fluvial do Paul, com piscinas naturais e cachoeiras para ninguém botar defeito. Observar a cidade do Miradouro Portas do Sol também pode ser uma boa ideia para quem gosta de uma vista panorâmica.

Já para um turismo mais moderno, cidade oferece também um circuito de arte urbana, com belos murais feitos por artistas portugueses famosos, como Bordalo II e Vhils.

E, depois de um passeio artístico, que tal partir para um tour mais gastronômico?

Conheça o Museu do Queijo de Pêraboa e reserve uma mesa na taberna Laranjinhas, onde é possível comer o pastel de molho, uma iguaria deliciosa feita com vitela.

 

Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela, que tem sua origem por volta do século XII é considerado um dos melhores queijos de ovelha do mundo.

 

queijo serra da estrela - nacionalidade portuguesa
Queijo Serra da Estrela – www.noticiasaominuto.com

 

O mais antigo queijo de Portugal, desde 1996, recebeu da União Europeia a Denominação de Origem Controlada.

O queijo é curado, sua pasta semi mole, amanteigada de cor branca ou amarelada, é produzido a partir de ovelhas criadas na região da Serra da Estrela.

O processo de produção remete aos tempos antigos e é realizado de forma artesanal.

 

Que tal visitar a região da Serra da estrela e se deliciar com o queijo produzido lá mesmo?

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Yasmin Narcizo

Yasmin Narcizo

Brasileira em Lisboa. Redatora publicitária e estrategista de conteúdo para Marketing Digital. Curiosa, entusiasta das palavras e sempre pronta pra próxima viagem.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!