Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Sistema de Ensino em Portugal: matrículas e o custo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
sistema de ensino em Portugal

Quer se mudar para o país lusitano e está pensando na educação dos filhos? Neste artigo você vai saber como é o ensino e o sistema de ensino em Portugal.

A primeira coisa que você deve saber é que a qualidade do ensino em Portugal é considerado muito boa. No entanto, morar em outro país envolve muita pesquisa. É preciso um entendimento profundo em temas como saúde, emprego e educação. Por isso queremos ajudar você a entender como estudar em Portugal. 

 

Como é o ensino em Portugal?

O ensino público em Portugal é o mais utilizado no país. É considerado um sistema eficiente e um tanto quanto rígido se comparado aos moldes brasileiros. Os professores são exigentes e delimitam bem a hierarquia desde os primeiros anos da criança na escola, e até mesmo nos infantários (creches). 

Estudar em Portugal não é um conto de fadas, os professores não costumam ser os melhores amigos das crianças, mas acabam se tornando grandes exemplos de dedicação ao estudo. 

O sistema de ensino em Portugal é dividido em quatro categorias, Infantário, Básico, Secundário e Superior.

Veja os detalhes de como estudar em Portugal – Visto de estudante D4

 

Infantário

É para crianças de 3 aos 6 anos, e equivale à creche no Brasil. Para conseguir uma vaga é necessário cadastrar a criança e aguardar uma fila que pode ser longa e demorada. Isso no caso de creches públicas.

É importante lembrar que os infantários públicos recebem crianças somente a partir dos 3 anos de idade. Porém, os pais que tiverem necessidade de deixar a criança aos cuidados de profissionais antes desta idade, podem recorrer a creches do sistema privado. 

A mensalidade de uma creche particular fica em torno de 200 euros e os pais precisam passar por uma entrevista com os profissionais. É uma espécie de avaliação, e as crianças podem ou não ser aceitas pela unidade de ensino. 

 

Ensino Básico Português

Para crianças dos 6 aos 14 anos. Estudar em Portugal é assunto muito sério. Saiba que matricular a criança em uma escola é lei no país. Os pais que não o fizerem respondem na justiça e até serem presos. 

O seu medo é não saber se o seu filho vai se adaptar bem a nova escola? Saiba que cada vez mais, as instituições de ensino em Portugal contam com professores habilitados para a inclusão de menores imigrantes. A adaptação na maior parte dos casos costuma ser tranquila. 

O ensino básico é iniciado aos 6 anos de idade. As aulas são divididas em três ciclos: 

  • 1º ciclo (1º ao 4º anos de escolaridade);
  • 2º ciclo (5º e 6º anos de escolaridade);
  • 3º ciclo (7º ao 9º anos de escolaridade).

Os alunos do 1º ciclo costumam ter uma carga horária de 25 horas semanais. Já no 2º e no 3º, as jornadas passam a ser de 30 horas semanais.

 

Ensino Secundário em Portugal

Para adolescentes dos 15 aos 18 anos,e é equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil.

O secundário é equivalente ao ensino médio no Brasil. Vai do 10º ao 11º ano. Quando o estudante completa esta fase já está apto a ingressar na graduação, que em Portugal é chamada de licenciatura. 

No ensino secundário o aluno deverá optar pelas seguintes áreas de estudo:

  • Científico humanísticos;
  • Tecnológicos;
  • Artísticos especializados; e
  • Profissionais.

 

Ensino Superior em Portugal

Juntamente com outros 29 países da Europa, Portugal faz parte do Tratado de Bolonha, que determina que os cursos do Ensino Superior devem ter duração de três anos.

Depois disso, é possível fazer um mestrado, cuja duração varia de um ano e meio a dois anos. E o doutorado, que em Portugal se chama doutoramento, chega a três anos de estudo.

Portugal abriga uma das mais antigas universidades do mundo, a Universidade de Coimbra, que está em funcionamento e é um dos símbolos da educação no país.

Mas há várias outras universidades reconhecidas internacionalmente como você pode conferir no artigo As melhores universidades de Portugal.

Uma boa notícia para os estudantes brasileiros é que muitas universidades portuguesas aceitam as notas do Enem para quem pretende estudar em Portugal .

 

 

Qualidade do ensino em Portugal 

A qualidade do ensino de Portugal é extremamente elevada. É importante deixar claro que, em Portugal, a taxa de alfabetização é de 95%. Já as matrículas no ensino básico são próximas de 100%.

Estudar em Portugal significa contar com escolas modelo que são copiadas por diversos países da Europa e fora dela. Além disso, é o único país do continente europeu a registrar uma melhora sucessiva no ensino desde os anos 2000.

Portanto, você já pode respirar aliviado. Matricular seu filho ou filha em uma escola pública de Portugal é a certeza de um ensino de altíssima qualidade. 

Apenas um detalhe: apesar de pública, a educação em Portugal não é gratuita. Como veremos mais a frente. Exatamente como o Sistema de Saúde, já falamos dele neste artigo.

Outro ponto que destaca a qualidade do ensino em Portugal é o das línguas. Mesmo em escola pública, o estudante se forma falando fluentemente o português, o inglês e mais um outro idioma a escolha da turma (geralmente alemão ou francês).

 

Quando começa o ano letivo em Portugal?

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o ano letivo em Portugal começa na metade do ano do calendário. 

Esse sistema diferente de ensino em Portugal se deve as estações do ano, pois o verão vai de junho a agosto. Assim as férias de verão e que marcam a troca de ano letivo acontece neste período.

O calendário letivo começa em setembro e segue até janeiro do ano seguinte, bem diferente do Brasil. As férias de verão ocorrem nos meses de julho a setembro. 

No calendário letivo, além das férias, há os recessos de natal e ano novo. Há também a semana da Páscoa que geralmente é de recesso escolar. 

 


 

Quando devo matricular meu filho na escola em Portugal?

As matrículas são normalmente realizadas entre os meses de abril e junho de cada ano.

No entanto, se você chegar em Portugal fora deste período, existe solução. 

Os pais devem procurar um agrupamento escolar (correspondente à sua freguesia) e tentar a matrícula do filho fora de época.

A matrícula deverá ser feita de acordo com a região onde a família mora ou onde um dos pais trabalha. Para isso é necessário conversar com o responsável pelo agrupamento escolar da respectiva freguesia. Assim, por meio de consulta do endereço informado, os profissionais indicarão quais escolas estarão disponíveis.

Caso não haja vagas na escola mais próxima, o estudante será reencaminhado para outra escola mais próxima, mas ele não ficará sem estudar. As matrículas podem ser feitas tanto online quanto presencialmente nas escolas.

 

Documentos necessários para fazer a matrícula

Para matricular um estudante estrangeiro em uma escola pública em Portugal é preciso levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido do estudante;
  • Preencher a ficha da matrícula (fornecida pela própria escola);
  • Uma foto atual do estudante (a escola indicará o formato);
  • Histórico escolar (reconhecidas e apostiladas no Brasil, de acordo com a Convenção de Haia);
  • Carteirinha de vacinação;
  • Atestado médico (em algumas escolas);
  • Comprovante de residência da família.

 

Pedido de equivalência de escolaridade

Nos casos de crianças ou adolescentes que já tenham estudado no Brasil, é necessária uma equivalência para saber em que nível ela se encontra no ensino português.

Para que isso ocorra, é necessário o reconhecimento dos documentos escolares em um consulado português no Brasil. Depois, os documentos devem passar pela embaixada brasileira em Portugal. 

Somente após este trâmite é que os documentos devem ser entregues em uma escola em Portugal. A equivalência deverá ser solicitada ao diretor da escola na qual a criança irá estudar.

 

Custos do ensino em Portugal

Apesar de pública, a educação em Portugal não é gratuita. O valor das mensalidades no ensino em Portugal muda dependendo da remuneração dos pais. Quem ganha mais, paga mais.

Os pais também pagam os valores correspondentes à alimentação dos filhos e ao material escolar. Entretanto, esses custos, assim como o das mensalidades, variam de acordo com a faixa salarial da família.

Já escolas particulares não cobram barato pelas mensalidades e podem chegar aos 800 euros por mês.

Conheça as escolas internacionais em Portugal

 

Qual o horário das aulas em Portugal?

Os horários das aulas em Portugal variam de acordo com cada escola. Deste modo, é comum as escolas adotarem o sistema de 25 horas semanais, cujas aulas iniciam às 9h e terminam às 15h30, com intervalos para refeições.

 

Agora que você já conhece melhor como funciona o sistema de ensino em Portugal, pode seguir seus planos de morar em Portugal com mais segurança.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!