Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

No momento de solicitar visto para Portugal é importante ter um bom planejamento e saber quanto tempo levam os procedimentos de análise do pedido e emissão do visto, para que a viagem possa ser organizada com tranquilidade e ocorra sem atrasos.

Portanto, fique sabendo quais são os prazos médios dos pedidos e conheça também quais tipos de visto podem ser pedidos por quem está se planejando para morar em Portugal.

Quais os tipos de visto para Portugal? 

Para os cidadãos brasileiros que pretendem morar ou passar algum tempo em Portugal, existem dois tipos de visto: os de residência (de longa duração) ou temporários (de curta duração), que são aplicados conforme o motivo do visto e o tempo de estadia no país.

Os vistos de residência são aplicados para atividades com duração de mais de 12 meses, enquanto os vistos temporários são adequados para as atividades de até 12 meses.

Portanto, antes de solicitar visto para Portugal, o requerente precisa verificar qual é a opção mais indicada para o seu caso. A seguir, deve checar a lista de requisitos e preparar a documentação exigida para encaminhar o pedido.

Vistos de residência (mais de 12 meses)

Portugal oferece vários vistos de residência, para trabalho, investimento, aposentadoria e familiares acompanhantes do titular do visto.  As modalidades são:

Golden Visa (para realização de grandes investimentos no país).

Vistos temporários (até 12 meses)

Os principais vistos temporários em Portugal são os seguintes:

Para conhecer mais detalhes sobre todos os tipos, ver as listas de documentos e saber como solicitar visto para Portugal, leia o artigo completo.

Quanto tempo demora para tirar o visto? 

O tempo de espera pela emissão de um visto pode variar, principalmente pela demanda do momento, podendo, em algumas situações, chegar a demorar até 90 dias – especialmente se houver algum atraso ou problema na documentação.

Mas também é necessário saber que o visto pode ser concedido em menos tempo, em um prazo que pode ficar em torno de 60 dias, no total. 

Portanto, é recomendado que o requerente tenha esses períodos em consideração (de 60 a 90 dias, em média) para poder se planejar e saber qual é o momento mais adequado para solicitar o visto.

Se tiver dúvidas sobre o momento mais oportuno de fazer o pedido, é recomendável que procure por uma assessoria especializada que possa orientá-lo quanto a essa decisão para que você não corra o risco de pedir o visto com atraso ou mesmo com muita antecedência.

Quanto tempo antes devo solicitar o visto?

A decisão da melhor data para solicitar o visto para Portugal, como falado anteriormente, depende da demora do processo e também da data em que você pretende viajar. 

O prazo de 6 a 8 meses pode ser bastante confortável para começar a verificar e organizar a documentação que será necessária para encaminhar o pedido.

Nesse ponto também é preciso ficar alerta a um detalhe: os vistos possuem validade de 4 meses, sendo este o tempo de que você dispõe para entrar em Portugal (depois disso será preciso pedir a autorização de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF). 

Portanto, é preciso encaminhar o pedido sabendo que, após receber o seu passaporte já com o visto, você deverá viajar para Portugal dentro desse período de 4 meses.

Do contrário, o visto não será mais válido e sua entrada no país não será autorizada.

E o visto de estudo?

Para os vistos destinados a um período de estudo em Portugal, os prazos de pedido e tramitação são semelhantes, ficando em torno de 60 a 90 dias, no total.

Mas no caso de solicitar um visto para Portugal para fins de estudos, é preciso ter em atenção também os prazos relativos às candidaturas nas universidades de Portugal.

Prazo de candidatura e prazo para solicitar o visto para Portugal

Via de regra, a primeira fase de candidatura nas faculdades portuguesas acontece em dezembro ou nos primeiros meses do ano, sendo os resultados publicados em março.

Depois da aprovação, o estudante precisa requerer a carta de aceite da universidade (caso não tenha recebido a sua), pois esse documento é um dos exigidos para solicitar o visto de estudante para Portugal. 

Como as aulas iniciam-se no mês de março, é nesse período intermediário que o estudante deve separar sua documentação e fazer os trâmites necessários para poder embarcar para o país.

Observação: os prazos de candidatura à universidade mencionados acima são ilustrativos, representando a regra geral. É indispensável consultar as datas junto às universidades de interesse.

Planejamento antes de solicitar o visto é fundamental

Como você pode ver, estar atento aos prazos e se organizar é indispensável para que o processo de solicitação de visto aconteça dentro do período esperado.

Sabendo das informações acima, será mais fácil fazer um planejamento que permita que o visto seja recebido no prazo adequado, além de garantir que já estará com os demais trâmites necessários para embarcar para o país encaminhados, como compra da passagem aérea e reserva de alojamento.

A compra da passagem, entretanto, não é recomendada até que o requerente tenha o visto em mãos, a fim de evitar a perda do bilhete em caso de atraso ou indeferimento na emissão do visto.

Saiba o que fazer se  você tiver o visto para Portugal negado.

By Tié Lenzi

Mestre em Direito e redatora. Vive em Portugal e logo que chegou ao país começou a trabalhar com redação e revisão de conteúdo. Gosta de conversar, partilhar informações e de entender como as coisas funcionam, por isso produz conteúdos para estar sempre atualizada e ajudar outras pessoas.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.