Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Melhores bairros do Porto: apaixone-se por sua arquitetura, história e gastronomia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
bairros de Porto - nacionalidade portuguesa

Entenda a diferença entre bairros e freguesias de Porto e conheça os melhores lugares para morar e visitar.

A bela cidade do Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal, situada no noroeste do país. Dividida pelo rio Douro, Porto é uma das cidades mais ecléticas da Europa. Com sua arquitetura medieval e cafés em estilo art noveu, ela oferece atrativos para todos os gostos.

É impossível não se apaixonar pelo charme histórico de Porto. Basta dar um pulo na Livraria Lello e deixar o queixo cair ao vislumbrar seu interior neogótico. Ou maravilhar-se com a estação ferroviária São Bento e seus vinte mil (!) azulejos decorados. Sem mencionar a gastronomia tentadora que praticamente te obriga a conhecer lugares como o Mercado do Bolhão e as caves de vinho.

A cidade em si é um enorme convite para desfrutar de momentos maravilhosos seja como turista ou morador. Portanto, da mesma forma que fizemos com Lisboa (veja aqui), vamos listar aqui alguns dos melhores bairros de Porto para morar ou visitar.

Vale a pena ressaltar que, apesar dos brasileiros considerarem Porto uma cidade pequena (com pouco menos de 300 mil habitantes), ela é uma cidade grande para os padrões portugueses e, consequentemente, possui problemas de cidade grande: muito trânsito no horário de rush, dificuldade de encontrar imóveis para alugar e muitos turistas lotando hotéis e restaurantes. Para quem está acostumado a cidades como São Paulo, nenhum espanto.

Porto tem muitos benéficos também: o sistema de transporte público, incluindo metrô, funciona maravilhosamente bem; você tem um aeroporto com acesso a toda a Europa e o mundo; a segurança é um dos pontos fortes da cidade; é excelente para quem gosta da vida noturna e possui fácil acesso a praias, parques e área de lazer.

Ah! É quase obrigatório você ter o domínio de outro idioma, especialmente o inglês, pois Porto abriga pessoas de diversas nacionalidades e se você falar apenas português (seja do Brasil ou de Portugal), terá dificuldade em se comunicar.

 

Bairros ou Freguesias?

É importante explicar que desde 2013 a cidade passou por uma reorganização administrativa e foi dividida em sete ‘freguesias’: Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Bonfim; Campanhã; Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; Lordelo do Ouro e Massarelos; Paranhos; Ramalde.

Cada uma dessas freguesias abriga diversos ‘bairros’, que vão desde regiões mais elitizadas às mais populares.

Você também precisa entender uma coisa: freguesia e bairro são conceitos distintos em Porto. O conceito de ‘freguesia’ é mais parecido com o nosso conceito de ‘bairro’ no Brasil. Porém, o termo ‘bairro’ em Portugal costuma ter conotações mais depreciativas, sendo utilizado para definir moradias de baixa renda – remetendo muito vagamente ao conceito das periferias no Brasil.

Assim, em Porto não pega bem (para alguns portugueses) dizer que você mora num “bairro”. Mas entenda, isso é um conceito deles. Os bairros não são locais a serem evitados e nem regiões de alta criminalidade. Há quem não veja problema nenhum em morar lá, é questão de gosto pessoal.

Todos os bairros são vistos dessa forma? Não! Isso é uma coisa que só estando lá para você entender realmente o conceito.

Explicadas essas diferenças, vamos falar dos melhores lugares (bairros, freguesias) do Porto.

 


Ribeira

É um bairro que fica dentro da freguesia Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. A Ribeira é um pitoresco bairro do Porto à beira rio, com pequenas casas em tons coloridos. Durante o dia a Ribeira vive repleta de pessoas, com muitas lojas de souvenires, restaurantes e bares com vista para o rio Douro.

Na Ribeira encontra-se a famosa ponte D. Luis, de onde a criançada adora pular no rio durante o verão. A Ribeira tem também a localização perfeita para visitar a pé as melhores caves de vinho do Porto, o Palácio da Bolsa e a Igreja de S. Francisco.

Ribeira - nacionalidade portuguesa

 

Paranhos

O bairro ou freguesia de Paranhos é ideal para os estudantes, já que é onde fica o Polo Universitário da cidade e, também, algumas faculdades, como a de Engenharia, Medicina, Esporte, entre outras. É o maior bairro da cidade e conta com uma linha de metrô, que leva a quase todas as partes da cidade, principalmente ao centro e a Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro.

paranhos - nacionalidade portuguesa(imagem/via: conto do porto);

 

Centro/Baixa/Sé

A região do centro é onde fica a maior parte dos pontos turísticos do Porto e por onde você pode ser perder pelas inúmeras ruas e descobrir paisagens e características incríveis. Algumas das principais áreas e atrações são a Avenida dos Aliados, o Mercado do Bolhão, Estação de São Bento, Livraria Lello e a Torre dos Clérigos. À noite, a região é muito bacana e oferece boas opções para quem gosta da vida noturna.

centro de porto - nacionalidade portuguesa

 

Cedofeita

Entre o novo e o antigo, Cedofeita é uma antiga freguesia portuguesa do concelho do Porto. É nesta região onde ficam muitos pontos turísticos modernos e recentes, como a Casa da Música. A conhecida Avenida da Boavista, que também se destaca pela boa comunicação de transportes públicos e por ser uma excelente área para morar.

cedofeita - nacionalidade portuguesa

 

Esperamos ter ajudado na sua escolha dos melhores bairros do Porto para morar o visitar.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Como financiar um imóvel em Portugal;

Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?;

Brasileiros podem advogar em Portugal? Saiba todas as informações;

Saiba como é o clima em Portugal em todas as estações;

Tudo sobre Portugal – Visitar, morar e investir;

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!